Kleber Mendonça Filho e Jair Messias Bolsonaro. (Fotos: Divulgação/Paulo Pinto/Agência Brasil/Reprodução/YouTube/Montagem Área VIP)
Na noite desse último domingo (11/01), o “Globo de Ouro” voltou a reunir nomes do cinema e da televisão. Entre os destaques da premiação, o Brasil ganhou espaço com o filme “O Agente Secreto”, que levou duas estatuetas. A produção venceu como “Melhor Filme em Língua Não Inglesa”, enquanto Wagner Moura foi escolhido como “Melhor Ator em Filme de Drama”. Após a cerimônia, o diretor Kleber Mendonça Filho comentou a vitória e usou o momento para fazer críticas ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL-RJ).
Kleber Mendonça Filho acaba de detonar Bolsonaro e Trump, ao vivo, no Globo de Ouro, em pleno solo americano.#GoldenGlobes2026 #GloboDeOuroNaGlobo pic.twitter.com/mk0HZsLAR4
— Bruno Guzzo® (@brunoguzzo) January 12, 2026
Diretor aproveita holofotes do “Globo de Ouro” para criticar ex-presidente do Brasil
Na ocasião, Kleber Mendonça afirmou que o Brasil passou por uma mudança política forte nos últimos anos e chamou Bolsonaro de “irresponsável”. Em suma, de acordo com o cineasta, houve falta de liderança em um período decisivo para o país. “Há cerca de 10 anos, o Brasil deu uma guinada muito acentuada para a direita e esse tempo já passou. O ex-presidente Jair Bolsonaro está agora na prisão. Ele foi epicamente irresponsável ao não liderar o país.“, detonou o pernambucano logo a princípio.
Com troféu na mão, Kleber Mendonça Filho manda recado aos EUA: “Quero ver”
Em seguida, Kleber falou sobre o papel do cinema. Para ele, filmes também funcionam como uma forma de colocar em cena insatisfações que fazem parte da vida em sociedade. Na sequência, ainda durante a conversa, o diretor direcionou uma mensagem aos Estados Unidos (EUA): “Este é um momento muito bom para se expressarem. E acho que os jovens cineastas nos EUA têm muito a dizer sobre o que acontece nesta sociedade. É isto que eu quero ver dos jovens cineastas.”, destacou por fim.



