Lula e Gleisi Hoffmann – Foto: Montagem/Agência Brasil
O Presidente da República Federativa do Brasil, o ex-torneiro mecânico Luiz Inácio Lula da Silva, bateu o martelo sobre a saída de Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais e articuladora política do Palácio do Planalto. Hoje o secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (Conselhão), Noleto foi eleito por Lula da Silva para preencher a pasta que é encarregada pela relação entre o Palácio do Planalto e a Câmara dos Deputados Federais. Ele era uma das pessoas mais cotadas para a sucessão de Gleisi na função e conta com histórico direto na função.
Lula escolhe novo ministro
Olavo Noleto era secretário-executivo de Alexandre Padilha, quando o hoje ministro da Saúde chefiava a Secretaria de Relações Institucionais (SRI). Depois da saída de Padilha do ministério, no ano passado, Noleto continuou no núcleo político do Estado e, em seguida, foi convocado por Gleisi Hoffmann para chefiar o Conselhão.

Tendo passado pela Secretaria de Relações Institucionais em mandatos anteriores de Lula e de Dilma Rousseff, Noleto (foto acima à esquerda de Lula) tem experiência na articulação política por cinco gestões petistas, o que o eleva internamente como um nome de confiança do petista.



