Just Another WordPress Site Fresh Articles Every Day Your Daily Source of Fresh Articles Created By Royal Addons

Edit Template

Novo imortal da Academia Goiana de Medicina, Caiado defende classe e prega saúde pública de qualidade

Caiado recebe título de acadêmico honorário da Academia Goiana de Medicina: “Me impõe muito mais responsabilidade na trajetória de vida” – Fotos: Adalberto Ruchelle

Título acadêmico honorário reconhece trajetória médica do governador e atuação durante toda vida pública em prol da qualidade do ensino e do atendimento humanizado

O médico e governador Ronaldo Caiado tornou-se, nesta sexta-feira (30/1), o novo imortal da Academia Goiana de Medicina (AGM). O título de acadêmico honorário foi entregue durante solenidade realizada no Palácio das Esmeraldas, com a presença de importantes personalidades da área. “Me impõe muito mais responsabilidade na trajetória de vida, jamais deixando de lado o fundamental: cuidar de vidas, salvar as pessoas e ampliar a qualidade de atendimento”, enfatizou o homenageado.  Caiado recebeu o título por sua atuação em prol da classe médica e em defesa de uma saúde pública de qualidade. “Hoje, poder fazer parte dessa entidade que representa a ética, a dignidade, a ciência, a pesquisa, o gesto humanitário, o amor ao próximo, salvar vidas… Isso acrescenta muito em meu currículo”, agradeceu. 

Fotos: Adalberto Ruchelle

Em discurso, o governador se disse defensor da ciência, do ensino superior de excelência, de parlamentares com conteúdo para o debate e, no âmbito do Executivo, de investimentos para melhorar a vida das pessoas. Ele chamou de mercantilismo o avanço desenfreado de abertura de faculdades de medicina pelo país e explicou que em Goiás tem tomado medidas para evitar que isso ocorra. O Estado também está aplicando mecanismos para atestar a qualidade dos cursos existentes. “Que possamos ter a proficiência não só do formando, mas da faculdade”, defendeu, convidando os colegas para o debate.  Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em cirurgia da coluna vertebral, Caiado lembrou que deixou de exercer a medicina clínica há alguns anos, mas sempre atuou em sua defesa durante toda a trajetória política. Na condição de governador, lembrou da regionalização da saúde, com a abertura de hospitais em várias regiões do Estado, e que sempre destinou para a área mais recursos do que o exigido por Lei. “Nunca apliquei os 12% na saúde como norma constitucional. Pelo contrário, hoje são quase 16% investidos na saúde de Goiás”, comentou.  A honraria é uma distinção de alto nível que reconhece profissionais de notório saber, caráter ilibado e relevantes serviços prestados ao engrandecimento da medicina ou à sociedade. Diante disso, o presidente da AGM, Waldemar Naves do Amaral, apresentou o homenageado da noite sob quatro vertentes: homem, médico/acadêmico, família e político. Também destacou seu irrestrito compromisso com a profissão. “Caiado escolheu a medicina como missão, onde o benefício aos pacientes é de um para um. Depois, trilhou pela política partidária, onde pode beneficiar centenas ou milhares por único ato”, observou.

Fotos: Adalberto Ruchelle

Após entregar o título de acadêmico honorário, o representante da AGM concluiu: “Moldou sua personalidade baseada nos valores de seu povo, na ética de sua profissão e nas leis de seu país. Incorporou a ciência como vanguarda, estabeleceu um caráter forte e reto e o desejo de fazer o bem”.

Reconhecimento

A trajetória de Caiado foi publicamente reconhecida por colegas de profissão que discursaram durante a solenidade. O presidente do Conselho Federal de Medicina, José Hiran Gallo, disse que, entre as “muitas contribuições que justificam a homenagem, está a decisão de investir na estruturação da saúde pública de Goiás”, com atenção especial à média e alta complexidade, à regionalização do atendimento e a ampliação do acesso ao serviço especializado. “Não podemos ter no país dois tipos de medicina, uma para rico e uma para pobre. E isso o governador não deixa acontecer no Estado”, pontuou. 

Fotos: Adalberto Ruchelle

“Médico e cirurgião ortopedista, construiu uma trajetória singular ao unir a prática médica à vida parlamentar e à gestão pública. Poucos brasileiros reúnem, de forma tão consistente, a experiência de quem conhece a medicina à beira do leito e vivencia o sofrimento das pessoas”, afirmou a presidente da Federação Brasileira das Academias de Medicina, Selma Maria Bezerra Jerônimo. 

A AGM

Fundada em 11 de julho de 1988, a Academia Goiana de Medicina nasceu com o objetivo de preservar a história médica e aprimorar a ciência e a promoção da saúde em Goiás. Com incentivo à educação contínua, a instituição apoia pesquisas inovadoras e promove debates que fortalecem a ética e a prática médica local. Composta por médicos brasileiros, com uma vida dedicada à comunidade goiana, a AGM tem como função fomentar a cultura médica e colaborar ativamente para a saúde e ensino do setor.

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias 24 Horas!

Inscreva-se para receber um boletim informativo.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

Sobre

RB Lira Publicidade Ltda
31.246.479/0001-74

Rua R 18, Nº 50, Quadra 21, Lote 8 - Setor Oeste - Cep: 74.125-180 - Goiânia/GO
Rosimere da Silva Barros
Socio-proprietario
oknewstvweb@gmail.com
Editor Geral
Raimundo Batista Lira
DRT/GO 01280JP

Todos os direitos reservados. Copyright © PopTV News

Verified by MonsterInsights