Just Another WordPress Site Fresh Articles Every Day Your Daily Source of Fresh Articles Created By Royal Addons

Edit Template

Carnaval de Vitória 2026

Escolas de samba desfilam no Carnaval de Vitória 2026 — Foto: Ricardo Medeiros e Fernando Madeira/Rede Gazeta

Veja como foi a primeira noite de desfiles das escolas do Grupo Especial

A primeira noite de desfiles do Carnaval de Vitória 2026 aconteceu nesta sexta-feira (6), e levou para o Sambão do Povo uma explosão de cores e emoção. Com enredos que mesclaram uma mistura de história, ancestralidade e fantasia, cinco escolas do Grupo Especial, a elite do carnaval capixaba, atravessaram a avenida.

Veja como foi o segundo dia de desfiles do Carnaval Capixaba
O sinal verde para a primeira agremiação começar o desfile foi dado às 22 horas. A escola Pega no Samba deu a largada, seguida por Novo Império, Unidos de Jucutuquara, Mocidade Unida da Glória (MUG) e Imperatriz do Forte. Em 2026, o número de agremiações no Grupo Especial subiu de sete para dez, divididas em dois dias de desfiles. Já o de Acesso que possuía os Grupos A e B foi fundido e deu origem a Série Ouro, com nove escolas, com desfiles previstos para os dias 13 e 14 de fevereiro, já no período do carnaval oficial.

Veja como foi a primeira noite de desfiles das escolas do Grupo Especial
Com alegorias maiores a cada ano, os espaços na concentração e na dispersão do Sambão do Povo estão mais disputados. Por isso, as ligas entenderam a necessidade de realizar as alterações. O segundo dia de desfiles das escolas do Grupo Especial acontece sábado (7/2), com as outras cinco agremiações atravessando a avenida, são elas: Rosas de Ouro, Unidos da Piedade, Independente de Boa Vista, Chegou o Que Faltava e Andaraí.

Veja abaixo um resumo do que as escolas levaram para a avenida:

Pega no Samba
A escola Pega no Samba, representante do bairro Consolação, na capital, abriu a primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Carnaval de Vitória, levando para o Sambão do Povo o enredo “Okê Caboclo Sete Flechas, Guardião Ancestral da Natureza”. Com 1.400 componentes, divididos em 20 alas e três agremiações, a agremiação apresentou ao público a história de um líder do povo Pataxó que se tornou mediador entre o plano humano e o sagrado. Na história contada, cada flecha do líder tinha um significado, como saúde, justiça, proteção, amor e abertura de caminhos. Ao fim do desfile, diante da devastação ambiental causada pela ganância humana, a figura do Caboclo ressurge como um símbolo de resistência e esperança para o equilíbrio ecológico.

Novo Império
Segunda agremiação da noite, a Novo Império, representante de Caratoíra e região, celebrou na avenida a força feminina e a ancestralidade, com o enredo “Aruanayê – Guardiãs dos mistérios ancestrais”, apresentando uma aliança entre xamãs africanas e guerreiras indígenas nas terras do Espírito Santo. Desfilaram 1.500 componentes, em 20 alas, além de três alegorias. Diante de ameaças ao seu território, a união dessas guardiãs desperta uma tempestade mística que utiliza a força dos elementos naturais e dos espíritos animais para derrotar os opressores. Através deste mito original, a narrativa ainda reafirmou a identidade da escola como uma “família imperial” forjada para lutar e vencer.

Jucutuquara
Com 1.400 componentes, em 19 alas e três alegorias, o enredo da escola de samba Jucutuquara, que representa o bairro de mesmo nome na capital, exalou Maria Padilha como símbolo de resistência feminina e ancestralidade afro-brasileira ao levar para o Sambão do Povo a história “Arreda Homem Que Aí Vem Mulher”. Entidade cultuada nas tradições afro-brasileiras, Padilha foi apresentada como pombagira das encruzilhadas, dos caminhos e das passagens, força ancestral que atravessa tempos, territórios e imaginários, articulando espiritualidade, cultura popular e memória coletiva. Ao longo do desfile, Maria Padilha se transformou, acompanhando as mudanças sociais e culturais sem perder sua essência, transformando o desfile em um manifesto sobre liberdade, fé e justiça social.

MUG
Com o enredo ‘O Diário Verde de Teresa’, a Mocidade Unida da Glória (MUG), desfilou pelo Sambão do Povo celebrando a trajetória da princesa e cientista alemã Teresa da Baviera, que, durante expedição feita ao Espírito Santo em 1888, catalogou em seu diário a biodiversidade e os povos originários locais. Ao longo do desfile, o público testemunhou a relação de Teresa com a fauna exuberante e os Botocudos, sendo absorvida por sua cultura e sabedoria, e viu ela receber visões de um futuro sombrio para a floresta, marcado por queimadas e secas, após um transe ritualístico. Ao final, o enredo concluiu que o legado de Teresa serve como uma semente para a posteridade, conectando passado e presente em um alerta sobre a preservação ambiental. Desfilaram pela escola, 1.300 componentes, 20 alas e três carros alegóricos.

Imperatriz do Forte


Imperatriz do Forte desfila no Carnaval de Vitória — Foto: Fernando Madeira/Rede Gazeta

Fechando a primeira noite de desfiles, a Imperatriz do Forte, da comunidade do Forte São João, na capital, apresentou no desfile 2026 e enredo ‘Xirê: Festejo às Raízes’, e propôs uma celebração à cultura afro-brasileira sob uma perspectiva decolonial. Em vez de reforçar imagens de dor e violência historicamente associadas à diáspora africana, a escola escolheu destacar o xirê e a roda como expressões do sagrado em movimento, espaços de memória, saber e resistência. A escola desfilou com 1.300 componentes, divididos em 20 alas, além de quatro elementos alegóricos. A escola reafirmou na avenida seu compromisso com a educação cultural, a valorização das raízes afro-brasileiras e a construção de um carnaval que celebra a vida.

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias 24 Horas!

Inscreva-se para receber um boletim informativo.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

Sobre

RB Lira Publicidade Ltda
31.246.479/0001-74

Rua R 18, Nº 50, Quadra 21, Lote 8 - Setor Oeste - Cep: 74.125-180 - Goiânia/GO
Rosimere da Silva Barros
Socio-proprietario
oknewstvweb@gmail.com
Editor Geral
Raimundo Batista Lira
DRT/GO 01280JP

Todos os direitos reservados. Copyright © PopTV News

Verified by MonsterInsights