Reprodução/Instagram
Ex-presidente Jair Bolsonaro (foto) foi transferido para Brasília ontem (12/4). Ele está internado no hospital DF Star
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) passa por uma nova cirurgia neste domingo (13), devido a uma subobstrução intestinal. A informação foi confirmada em nota enviada pelo Hospital DF Star ao Portal iG. “As equipes que assistem [Bolsonaro] optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal”, diz boletim médico divulgado às 10h23 deste domingo(13/4). Por volta das 18 horas, Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente, informou numa rede social que a cirurgia ainda estava em andamento e que o quadro de saúde é estável. A ex-primeira-dama ainda relatou que o procedimento deve demorar de uma a duas horas para terminar. Bolsonaro foi transferido para o DF Star na noite de sábado (12/4). Antes, ele estava no Hospital Rio Grande, em Natal (RN), para onde foi levado de helicóptero após passar mal durante um evento do Partido Liberal em uma cidade do interior. A primeira informação sobre a cirurgia foi divulgada ontem, em nota publicada nas redes sociais. O informe apareceu horas depois de Bolsonaro publicar um vídeo, do leito hospitalar, comentando o caso e agradecendo à equipe médica que o atendeu.
Sétima cirurgia
Segundo Bolsonaro, o quadro clínico atual é o mais grave desde o atentado a faca sofrido em setembro de 2018, durante a campanha presidencial. “Ontem fui internado às pressas com dores intensas e uma forte distensão abdominal, talvez sem me dar conta da gravidade da situação”, escreveu nas redes sociais. O ex-presidente contou que, ao longo dos últimos anos, passou por episódios semelhantes e que teria se acostumado com o desconforto. “Desta vez, até os médicos se surpreenderam”, afirmou, citando o cirurgião Claudio Birolini.
Boletim médico
“O ex-Presidente Jair Bolsonaro foi transferido na noite de ontem para o Hospital DF Star. Após reavaliação clínico-cirúrgica, foi submetido a novos exames laboratoriais e de imagem que evidenciaram persistência do quadro de subobstrução intestinal, apesar das medidas iniciais adotadas. As equipes que o assistem optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal”. Assinam os médicos Dr. Cláudio Birolini, médico chefe da equipe cirúrgica; Dr. Leandro Echenique e Dr. Ricardo Camarinha, médicos cardiologistas; Dr. Guilherme Meyer, diretor médico do Hospital DF Star; e Dr. Allisson Barcelos Borges, diretor geral do Hospital DF Star. A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL-DF), também se manifestou. Ela afirmou que o próximo boletim médico será publicado nos perfis das redes sociais dos familiares do ex-presidente. “Queridos, meu Instagram, o dos filhos do meu marido e o do Partido Liberal são os únicos canais oficiais com informações verdadeiras sobre o estado de saúde do Jair. A equipe médica nos informou que será uma cirurgia longa, pois ele está com muitas aderências. Contamos com suas orações. Assim que possível, compartilharemos o próximo boletim médico. Obrigada!”, publicou.