Just Another WordPress Site Fresh Articles Every Day Your Daily Source of Fresh Articles Created By Royal Addons

Edit Template

Ministros do STF cobram retirada de apoios de deputados da base ao PL da impunidade

Fotos: Lula Marques – Fernando Frazão – Agência Brasil

Projeto deixaria impunes Bolsonaro, Braga Netto e Augusto Heleno se fosse aprovado

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) alertaram membros do governo Lula sobre a necessidade de garantir que o projeto de lei — PL 2.858/22 —, que prevê impunidade aos condenados por envolvimento nos atos golpistas do dia 8 de janeiro não tenha urgência aprovada na Câmara. As informações são da coluna de Bela Megale, de O Globo. O PL 2.858, do ex-deputado Major Vitor Hugo (PL-GO), em particular, beneficia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Esse é o chamado “pano de fundo” que está por trás do projeto. Por isso, os bolsonaristas estão nesse movimento frenético pela aprovação do PL para deixar impues os criminosos. A rigor, eles não estão nem aí para os condenados pela intentona golpista de 8 de janeiro de 2023. O alerta foi ligado após mais de 100 deputados de partidos da base do presidente Lula terem assinado a urgência do projeto de lei, que tramita na Câmara Federal. Caso a urgência seja aprovada, o PL 2.858 não necessitaria passar por comissões temáticas ou até mesmo por colegiado especial. Sob urgência, iria diretamente ao exame do plenário.

Partidos da base

Das 257 assinaturas necessárias para que o chamado “PL da anistia” tramite em regime de urgência, ao menos 115 são de deputados que integram partidos da base do governo Lula, como MDB, União Brasil, PP, PSD e Republicanos.

Todas estas legendas comandam algum ministério na Esplanada

De acordo com a matéria de Megale, a ministra de Relações Institucionais, deputada federal licenciada Gleisi Hoffmann (PT-PR), minimizou o caso e disse que acredita que alguns parlamentares não entenderam a amplitude do projeto. A atual versão do texto também livraria o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados, que são réus e estão sob julgamento no STF, pela tentativa de golpe de Estado.

Pressão

Membros da Suprema Corte acreditam que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), ainda vai segurar a pressão para que a impunidade seja pautada no plenário da Casa por mais algum tempo, mesmo com o texto já tendo a quantidade de assinaturas necessárias. Os ministros do STF defendem que integrantes do governo Lula e o próprio presidente devem, caso necessário, com as lideranças dos partidos para cobrar que retirem parte das assinaturas que dão urgência ao PL pró-criminosos.

Até o projeto ser protocolado na Câmara, os deputados podem retirar o apoio

Nos últimos dias, a lista de deputados que assinaram a urgência para votar o PL foi retirada do sistema do Congresso, o que, na análise de governistas, é sinal de que os parlamentares estão retirando o apoio e que, por isso, o PL (Partido Liberal), de Bolsonaro, não deixou mais a lista disponível para verificação.

Análise

A rigor, a preocupação do Supremo está correta. O que a Corte quer evitar é mais dor de cabeça em relação a essa questão livrar os golpistas do 8 de janeiro. E, principalmente, Bolsonaro. Mesmo que o PL da impunidade passasse na Câmara, dificilmente o texto se viabiliza no Senado. Todavia, se passasse na Casa revisora, ainda, teria o veto presidencial. Caso o veto fosse derrubado, o Supremo seria acionado, e ato continuo, a Corte derrubaria o PL, que é inconstitucional. Já que projeto de lei não pode reformar decisões do Supremo. Para isso, seria necessária aprovação, pelo Congresso, de PEC (proposta de emenda à Constituição).

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias 24 Horas!

Inscreva-se para receber um boletim informativo.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

Sobre

RB Lira Publicidade Ltda
31.246.479/0001-74

Rua R 18, Nº 50, Quadra 21, Lote 8 - Setor Oeste - Cep: 74.125-180 - Goiânia/GO
Rosimere da Silva Barros
Socio-proprietario
oknewstvweb@gmail.com
Editor Geral
Raimundo Batista Lira
DRT/GO 01280JP

Todos os direitos reservados. Copyright © PopTV News

Verified by MonsterInsights