Just Another WordPress Site Fresh Articles Every Day Your Daily Source of Fresh Articles Created By Royal Addons

Edit Template

Aliados de Lula defendem rompimento com União Progressista

Marcelo Camargo/Agência Brasil – 22/12/2023

Base do petista pede redistribuição de ministérios para o PSD

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) avaliam que a federação União Progressista, formada por União Brasil e PP(Progressistas), não deve integrar a coligação que apoiará o atual governo nas eleições de 2026. A avaliação é compartilhada por lideranças do Congresso e ministros do núcleo político do Planalto. O diagnóstico tem provocado pressão pela saída de dois ministros filiados aos partidos da federação: André Fufuca(PP-MA), titular do Ministério do Esporte, e Celso Sabino(União Brasil-PA), atual ministro do Turismo. A federação foi oficializada na última terça-feira (29/4) e tem duração mínima de quatro anos, conforme prevê a legislação eleitoral. O novo bloco contará com 109 deputados federais (59 do União Brasil e 50 do PP) e 14 senadores (8 do União Brasil e 6 do PP), tornando-se a maior bancada da Câmara e empatando com PSD e PL no Senado. Além disso, os dois partidos somam 1.336 prefeituras e seis governos estaduais. A formalização da federação aumentou a desconfiança no entorno de Lula sobre a permanência da União Progressista na base aliada. Segundo integrantes do governo, há indicativos de que o grupo apoiará candidatura própria à Presidência ou se alinhará a uma chapa de oposição, com apoio ao nome escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro(PL-RJ). O nome do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), é apontado como provável cabeça de chapa da federação em 2026 ou como vice. Porém, pessoas mais ligadas a Caiado, descartam a totalmente a possbilidade dele ser candidato à vice numa futura composição – se isto acontecer- para candidatura à presidência da República. A possível saída do grupo do campo governista levou lideranças petistas a sugerirem a redistribuição de pastas. O PSD é o principal cotado para assumir os ministérios do Esporte e do Turismo, desde que garanta apoio ao presidente Lula em 2026. A sigla já controla os ministérios de Minas e Energia, Agricultura e Pesca e possui presença relevante no Senado Federal. O cientista político Marcelo Alves, ao Portal iG, avaliou que Lula precisa ajustar o governo à nova configuração política. “O presidente tem uma situação complicada. Ele precisa pensar na composição do seu governo avaliando a eleição do ano que vem, mas não pode perder governabilidade. Como fazer esse cálculo é o desafio do governo”, comentou. Apesar da pressão, dois nomes devem permanecer no governo: Frederico de Siqueira Filho (Comunicações) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), ambos ligados ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (AP), do União Brasil. “Manter nomes do Alcolumbre é importante pela governabilidade”, afirmou Marcelo Alves.

Nova federação

Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados Federais

Evento de oficialização do União Progressista contou com a presença dos caciques do bloco

A União Progressista deverá apresentar estatuto e programa conjunto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o fim do semestre. A direção da federação ficará a cargo de Antonio Rueda (União Brasil) e Ciro Nogueira (PP). A atuação conjunta será obrigatória em votações no Congresso, campanhas eleitorais e distribuição de recursos do fundo partidário e do fundo eleitoral. Com o novo arranjo, a federação ampliará seu tempo de televisão e terá maior influência na presidência de comissões estratégicas da Câmara e do Senado. A articulação inclui o lançamento de Guilherme Derrite (PP), atual secretário de Segurança Pública de São Paulo, ao Senado em 2026, e a consolidação de Celso Sabino como liderança no Pará. Embora União Brasil e PP tenham superado a cláusula de barreira em 2022, a federação garante maior estabilidade política e aumento da competitividade nos estados. O bloco se apresenta como alternativa à polarização política, conforme registrado em documento interno da Executiva: “equilíbrio, responsabilidade e maturidade política”. Dentro do Palácio do Planalto, o entendimento é que a formalização da União Progressista altera o cálculo eleitoral para 2026 e exige nova composição da Esplanada dos Ministérios. Não há, até o momento, prazo definido para as mudanças.

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias 24 Horas!

Inscreva-se para receber um boletim informativo.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

Sobre

RB Lira Publicidade Ltda
31.246.479/0001-74

Rua R 18, Nº 50, Quadra 21, Lote 8 - Setor Oeste - Cep: 74.125-180 - Goiânia/GO
Rosimere da Silva Barros
Socio-proprietario
oknewstvweb@gmail.com
Editor Geral
Raimundo Batista Lira
DRT/GO 01280JP

Todos os direitos reservados. Copyright © PopTV News

Verified by MonsterInsights