Just Another WordPress Site Fresh Articles Every Day Your Daily Source of Fresh Articles Created By Royal Addons

Edit Template

Caiado destaca modelo goiano de controle penitenciário em audiência na Câmara dos Deputados

Governador Ronaldo Caiado apresenta resultados da política de controle carcerário implementada em Goiás 

Fotos: André Saddi

Governador cita isolamento de lideranças criminosas e trabalho policial integrado como alguns dos pilares para êxito do Estado no combate ao crime organizado

Os resultados obtidos por Goiás na segurança pública, sobretudo devido ao controle do sistema penitenciário, credenciaram o governador Ronaldo Caiado a participar, nesta terça-feira (28/10), de uma audiência pública sobre “a separação de presos por facções criminosas”. Realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília, o evento reuniu autoridades e especialistas na área para discutir a forma como os faccionados cumprem pena no Brasil, bem como propor estratégias de comando interno para combater o crime organizado.  Autor da audiência pública, o deputado federal Capitão Alden (BA) assina um projeto de Lei que defende “alinhar o sistema prisional brasileiro ao que prevê a legislação, separando presos apenas por critérios legais e objetivos”, e não por facções. O parlamentar convidou Caiado para fomentar o debate, apresentando as “boas práticas” adotadas em Goiás para garantir a ordem e impedir o comando de crimes a partir dos presídios.  Primeiro convidado a falar, Caiado apontou medidas de sua gestão como protagonistas no êxito do controle penitenciário, como: o isolamento de lideranças criminosas; rigor na inspeção do que entra e sai dos presídios; a suspensão de visitas íntimas a faccionados; o trabalho integrado das forças de segurança e os programas de reinserção social. “Em Goiás, quem manda é o Estado, não a facção”, garantiu o governador, que participou do evento de forma remota.  Caiado lembrou da criação da Polícia Penal e do preparo de seus integrantes para a função. Também mencionou a oferta de oportunidades aos que demonstram interesse em aprender uma profissão. “Você chega numa penitenciária em Goiás, ela é limpa, asseada, está cada um cumprindo sua pena. Os que querem ressocializar e estudar, estão fazendo isso”, comentou ao falar da parceria do Estado com a iniciativa privada na manutenção de galpões que ensinam noções de oficina mecânica, marcenaria, construção civil, confecção, entre outros. “Goiás hoje é um exemplo dessa ressocialização”, frisou.  “Os faccionados, responsáveis pela hierarquia dentro do crime, são 100% isolados e não têm acesso algum para continuar determinando regras, como era anteriormente. Para terem ideia do quanto tem surtido efeito, no momento em que organizamos o sistema penitenciário de Goiás, conseguimos levar a criminalidade a patamares ínfimos, insignificantes”, pontuou. De 2019 a 2024, o Estado investiu mais de R$ 350 milhões no sistema penitenciário goiano, recurso empregado na aquisição de veículos e armamento; reforma e construção de unidades; compra de computadores, mobiliário e artigos hospitalares, entre outros. 

Exemplo para o Brasil

A audiência também abriu espaço para discussão de outros tópicos. Durante sua participação, o governador fez críticas à PEC do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e ao uso de câmeras em fardas policiais. Caiado disse que o colapso da segurança no Brasil é tão grande que o País “caminha a passos largos para um processo de narcoestado”. E lamentou que, depois de tantos anos, a sensação de insegurança tenha entrado no radar das pesquisas como sendo uma preocupação para os brasileiros.  Durante o evento, o deputado federal Alberto Fraga afirmou que “Caiado deu o exemplo do que pode ser feito no Brasil”, uma referência à segurança pública do Estado. “Estivemos lá e eu saí encantando com o que eu vi. O que falta às autoridades brasileiras é coragem, coisa que não faltou ao governador Caiado”, enfatizou o parlamentar, que é coordenador da Frente Parlamentar de Segurança Pública.  Além do governador goiano, participaram da audiência pública a professora da Universidade Federal do ABC, Camila Nunes Dias; a deputada federal Delegada Ione; o diretor de Inteligência Penal da Secretaria Nacional de Políticas Penais, Antônio Glauter; o juiz de Direito Douglas de Melo Martins; e o pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do CNPQ, Murilo Ribeiro de Lima. 

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias 24 Horas!

Inscreva-se para receber um boletim informativo.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

Sobre

RB Lira Publicidade Ltda
31.246.479/0001-74

Rua R 18, Nº 50, Quadra 21, Lote 8 - Setor Oeste - Cep: 74.125-180 - Goiânia/GO
Rosimere da Silva Barros
Socio-proprietario
oknewstvweb@gmail.com
Editor Geral
Raimundo Batista Lira
DRT/GO 01280JP

Todos os direitos reservados. Copyright © PopTV News

Verified by MonsterInsights