Just Another WordPress Site Fresh Articles Every Day Your Daily Source of Fresh Articles Created By Royal Addons

Edit Template

Ações dos EUA contra Venezuela são recado para a América Latina contra a China, avalia diplomata venezuelano

Nicolás Maduro e Xi Jinping

Nicolás Maduro e Xi Jinping — Foto: Presidência da Venezuela/AFP

Muitos têm se indagado sobre a suposta passividade do governo chinês, que há anos é considerado um dos principais parceiros de Caracas no cenário internacional

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a Venezuela — com a realização de ataques neste sábado (3/1) e a captura do líder Nicolás Maduro — busca enviar um recado estratégico aos parceiros latino-americanos da China, em um momento que Washington vê o domínio do Hemisfério Ocidental como imperativo de sua própria segurança nacional. Essa é a avaliação do diplomata venezuelano Alfredo Toro Hardy que, em artigo recente, afirma que a disputa por trás da ofensiva americana contra Caracas é a competição com Pequim. Muitos têm se indagado sobre a suposta passividade do governo chinês, que há anos é considerado um dos principais parceiros de Caracas no cenário internacional. Mas por que a Venezuela? Em artigo recente, o diplomata dá a pista: em primeiro lugar, a dívida do país com Pequim supera US$ 60 bilhões (mais de R$ 300 bilhões, na cotação atual), quase metade do financiamento chinês para toda a América Latina. Significa que as maiores reservas de petróleo do mundo estão “hipotecadas” para a China nos próximos anos, algo que incomoda Washington. Além disso, o governo de Nicolás Maduro “comprou o pacote inteiro da China”, incluindo o alinhamento geopolítico total com Pequim — e não apenas o econômico, como fizeram outros países do continente Oficialmente, Pequim vinha criticando a pressão militar americana sem desviar do manual clássico da sua diplomacia: repúdio à intervenção, pedido de respeito à soberania, apelo ao multilateralismo. Em conversas reservadas, porém, percebe-se um cálculo de ganhos possíveis. Ao lado da preocupação com a indesejada instabilidade econômica da tensão militar, a ação americana é vista como mais uma etapa bem-vinda do desgaste à imagem internacional dos EUA. Como quem não quer nada, o governo chinês convidou a Pequim no ano passado representantes dos 33 países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). No início do ano, logo após a posse de Trump, os embaixadores do continente em Pequim foram convocados para um encontro com o vice-chanceler Miao Deyu, cuja mensagem diante das intimidações do presidente americano se resumiu num apelo: “Resistam”. Além de ataque à base da Força Aérea e forte militar em Caracas, outros três estados foram alvos das explosões, diz Venezuela. A truculência de Trump — de patadas em jornalistas (quase sempre mulheres) até as chantagens da guerra tarifária e a pressão naval sobre a Venezuela — acentua os contornos do retrato que a China promove dos EUA como a superpotência do bullying. Para Pequim, isso é particularmente útil no empenho para se consolidar como líder do Sul Global, onde a queda na cotação dos EUA pode render dividendos políticos. Caracas virou o marco zero ideal para a chamada “Doutrina Donroe”, a versão trumpista da Doutrina Monroe.

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias 24 Horas!

Inscreva-se para receber um boletim informativo.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

Sobre

RB Lira Publicidade Ltda
31.246.479/0001-74

Rua R 18, Nº 50, Quadra 21, Lote 8 - Setor Oeste - Cep: 74.125-180 - Goiânia/GO
Rosimere da Silva Barros
Socio-proprietario
oknewstvweb@gmail.com
Editor Geral
Raimundo Batista Lira
DRT/GO 01280JP

Todos os direitos reservados. Copyright © PopTV News

Verified by MonsterInsights