Secom / Governo de Goiás
Índice Datrix dos presidenciáveis mostra o governador de Goiás Ronaldo Caiado na 2ª posição do ranking, atrás apenas de Lula
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), foi destaque em um novo levantamento do Índice Datrix de Presidenciáveis (IDP), indicador que monitora mensalmente o desempenho digital de possíveis candidatos à Presidência da República.Investir no Brasil Entre agosto e setembro, Caiado registrou o maior crescimento entre os nomes avaliados, com um avanço de 84%. Sua pontuação subiu de 13,43 para 24,69, colocando-o na vice-liderança do ranking, atrás apenas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Logo após Caiado, aparece o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), que também teve um desempenho expressivo, com alta de 56% e 24,19 pontos no índice. O relatório indica que Lula tem mostrado sinais de recuperação de imagem, enquanto nomes ligados à centro-direita vêm ganhando espaço. Um dos motivos seria a queda de desempenho do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que perdeu posições no ranking. Com foco em 2026, Caiado tem intensificado suas articulações políticas, principalmente em torno de uma possível federação entre União Brasil e Progressistas. Segundo o estudo, sua defesa por uma anistia ampla aos investigados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 ampliou seu alcance além de suas redes sociais. Além disso, críticas ao que chama de “governo de marketing” de Lula também contribuíram para projetá-lo como uma alternativa competitiva no campo da centro-direita. O levantamento também destaca o crescimento de figuras ligadas à família Bolsonaro. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ocuparam, respectivamente, a quarta e a quinta posição do ranking.Livro LulaInvestir no Brasil O IDP é baseado em inteligência artificial e atribui a cada presidenciável uma nota entre -100 e +100, com base em três pilares: performance nas redes próprias (engajamento e resiliência em crises), repercussão externa (menções por influenciadores, veículos e políticos) e análise de sentimento (classificação automática das menções como positivas, negativas ou neutras).