Just Another WordPress Site Fresh Articles Every Day Your Daily Source of Fresh Articles Created By Royal Addons

Edit Template

Caiado destaca avanço histórico na alfabetização em Goiás durante encontro voltado para leitura na América Latina

Fotos: André Saddi

Evento reúne autoridades, entidades multilaterais, sociedade civil e especialistas de diversos países para promoção da leitura e escrita na idade certa

O governador Ronaldo Caiado destacou os avanços históricos e o caráter permanente das políticas de alfabetização adotadas por Goiás durante o Encontro Regional do Movimento pela Compreensão Leitora. Em participação online, nesta sexta-feira (12/12), o líder goiano integrou o painel “Políticas estaduais em ação: liderando a alfabetização inicial”. “Quando assumi o governo, 92% dos alunos do segundo ano não sabiam ler, escrever nem interpretar. Isso era gravíssimo. Por isso voltamos toda a atenção para mudar essa realidade com uma política de Estado, não de governo”, afirmou Caiado. Realizado entre 9 e 16 de dezembro, o evento estabelece espaço de diálogo, cooperação e articulação, reunindo ministros, governadores, prefeitos, organismos internacionais, setor privado, líderes da sociedade civil, especialistas, acadêmicos e membros da comunidade educativa. Caiado dividiu o painel com o governador de Chaco (Argentina), Leandro Zdero. Durante seu tempo de fala, o chefe do Executivo ressaltou a mudança constitucional que garantiu continuidade às políticas de alfabetização e o regime de colaboração com os municípios. “Alteramos a Constituição de Goiás em 2021. A partir de 2022, alfabetização virou regra constitucional. Nenhum governador pode desmontar isso. Criamos uma política sólida, com avaliação mensal, distribuição de material didático e incentivos por mérito”, destacou. A mediação foi realizada pelo diretor executivo do Instituto Unab de Políticas Públicas, o chileno Raúl Figueroa. Entre os feitos da administração em Goiás, está a evolução após a pandemia de Covid-19. Em 2021, 94% dos estudantes não tinham fluência leitora na idade correta, ao passo que, em 2024, o estado alcançou 72,7% alfabetizados na idade certa. “Já superamos a meta federal de 69%. Isso mostra como a parceria com prefeitos e a autonomia técnica da Secretaria da Educação trouxeram resultados expressivos”, afirmou Caiado ao citar que o índice estabelecido pelo Governo Federal para o período já foi ultrapassado. Além disso, 10 municípios goianos obtiveram 100% de alfabetização, entre eles Avelinópolis, Rianápolis e Córrego do Ouro. Os índices melhoraram em 78% das cidades goianas, sendo que em 133 localidades a meta prevista para 2030 já foi alcançada. As iniciativas para financiar as ações educacionais também foram reestruturadas, com a definição constitucional de que 10% da parcela estadual do ICMS seria destinada à Educação. “Garantimos base financeira para distribuir kits, materiais, tutores e tecnologia”, reforçou. Entre os pontos debatidos no painel, os integrantes discutiram sobre como decisões políticas e técnicas sustentam políticas de alfabetização; quais mecanismos de formação docente, materiais e acompanhamento pedagógico têm maior impacto; e quais são as oportunidades para consolidar ou expandir essas políticas nos próximos anos.

Panorama goiano

Caiado reforçou que a alfabetização infantil em Goiás foi resgatada de um estado crítico. Em 2019, nenhum município apresentava níveis desejáveis para o segmento, enquanto apenas metade das 246 cidades estavam no nível adequado. “Não posso aceitar que um jovem chegue ao Ensino Médio sem saber ler e interpretar. Não posso formar um médico que não consiga examinar um paciente, nem um advogado que não redija uma petição. Por isso estruturamos tudo desde a base”, disse. Para mudar o cenário, o governador liderou a implementação de iniciativas voltadas para a alfabetização e estruturação de parcerias para alcançar novos patamares. Um dos destaques é o programa AlfaMais Goiás, que viabilizou que o Estado passasse a oferecer cooperação técnica e financeira aos municípios, fortalecendo o regime de colaboração com as prefeituras. Além disso, em 2023, Goiás passou a integrar o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que prevê governança integrada via estrutura tripartite: União (MEC), Estado de Goiás (Seduc/GO) e municípios. Desde 2022, o ICMS Educação fortalece financeiramente ações municipais de alfabetização. O Estado também instituiu, em 2023, o Prêmio Leia, em reconhecimento aos municípios com melhores resultados.

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias 24 Horas!

Inscreva-se para receber um boletim informativo.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

Sobre

RB Lira Publicidade Ltda
31.246.479/0001-74

Rua R 18, Nº 50, Quadra 21, Lote 8 - Setor Oeste - Cep: 74.125-180 - Goiânia/GO
Rosimere da Silva Barros
Socio-proprietario
oknewstvweb@gmail.com
Editor Geral
Raimundo Batista Lira
DRT/GO 01280JP

Todos os direitos reservados. Copyright © PopTV News

Verified by MonsterInsights