Fotos: Júnior Guimarães
Governador destaca reformas em prédios localizados na Praça Cívica, durante celebração do centenário do estilo nascido na França
Símbolos da memória arquitetônica, histórica e cultural de Goiânia, os prédios em Art Déco tiveram sua importância destacada pelo governador Ronaldo Caiado na noite desta segunda-feira (28/4), durante celebração pelos 100 anos do estilo. O evento, promovido pela Prefeitura de Goiânia na antiga Estação Ferroviária da capital, também lembrou as ações desenvolvidas pelo Estado para preservar os edifícios. “Temos que ter um compromisso com a nossa história, para que esses prédios não desapareçam do estado de Goiás”, enfatizou Caiado, ao citar que a gestão estadual já investiu, desde 2019, mais de R$ 300 milhões no setor cultural, incluindo as restaurações de prédios públicos deste estilo e igrejas históricas tombadas como patrimônio histórico do estado e do Brasil, além de programas de incentivos. “Estamos investindo forte nessa área e resgatando a beleza de cada prédio, que estavam totalmente destruídos e sem funcionalidade alguma”, afirmou. A última obra entregue à sociedade foi a restauração da fachada do Palácio das Esmeraldas, no último dia 23, no valor de R$ 3,8 milhões. A tradicional cor verde foi mantida, preservando sua identidade histórica. O mesmo cuidado foi tomado em relação à estrutura, mantendo as características originais do edifício localizado no coração da cidade: a Praça Cívica. Foram reformados também o Centro Cultural Marietta Teles Machado, o Cine Cultura e o prédio que hoje abriga a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds). Já no Museu Zoroastro Artiaga os serviços estão em andamento. E a próxima obra a ser iniciada será a restauração do Antigo Fórum, também na Praça. Na cidade de Goiás, o Palácio da Instrução está passando por uma revitalização completa. “Até o final do governo, quero entregar à população a Praça Cívica 100% recuperada e restaurada”, enfatizou Caiado.
Patrimônio
O acervo Art Déco goianiense é considerado um dos mais ricos do país e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2003. De acordo com Caiado, esses são alguns dos motivos para que os governos municipal e estadual compartilhem a missão de proteger o patrimônio arquitetônico. “Temos hoje o maior conjunto arquitetônico Art Déco da América do Sul”, lembrou. Anfitrião da solenidade, o prefeito Sandro Mabel afirmou que serão realizados diversos eventos culturais e educativos, que vão se estender até o aniversário de Goiânia, em outubro. Serão concursos de fotografia e redação, lançamento do novo prédio do Tribunal de Justiça de Goiás; roteiro turístico guiado; entre outras ações. “O Art Decó é uma arquitetura que marcou a cidade de Goiânia. Somos o segundo maior distrito mundial”, informou o prefeito Sandro Mabel ao destacar que este movimento de agora visa exatamente comemorar, vivenciar e ensinar o goianiense sobre o estilo que a capital foi construída. “Vamos mexer numa série de fachadas de lojas e de outros prédios”, afirmou o gestor municipal, ao destacar que essa organização é focada em revitalizar e atrair mais vida ao Centro de Goiânia. O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, ressaltou a importância das comemorações dos 100 anos do estilo arquitetônico no estado. “É muito representativo, pois temos o nosso centro e a Praça Cívica com vários prédios em Art Déco. E hoje já é uma realidade do turismo, onde recebemos vários visitantes interessados no circuito arquitetônico”, afirmou, ao pontuar a necessidade de parcerias entre Estado e município para reforma e revitalização dos prédios. Nárcia Kelly, presidente da GoiâniaTur, sublinhou que turismo e cultura caminham juntos. “Esse evento, com certeza, vai fomentar ainda mais todo o turismo da nossa cidade”, disse.
Art Déco
O estilo teve início em 1925, na França, e recebeu influência dos movimentos artísticos como a Art Nouveau e o Cubismo. A arquitetura em estilo Art Déco tem por característica a utilização de materiais modernos como aço e concreto armado, em harmonia com elementos tradicionais; o uso de contrastes de cores vibrantes e a decoração geométrica em janelas e portas. O movimento também influenciou a moda, a arte, o design e o cinema.