Just Another WordPress Site Fresh Articles Every Day Your Daily Source of Fresh Articles Created By Royal Addons

Edit Template

Caiado destaca potencial econômico da mineração em Goiás

Fotos: Walter Folador

Capital goiana recebe 3ª Feira da Indústria de Mineração e 9º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração. Estado é referência na produção de commodities fundamentais para indústria e transição energética

O governador Ronaldo Caiado apresentou a empresários o potencial econômico do setor de mineração goiano durante a abertura da terceira edição da Feira da Indústria de Mineração (Brasmin) e do 9º Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração, terça-feira (24/6). Em solenidade realizada no Centro de Convenções da PUC Goiás, em Goiânia, Caiado destacou a relevância dos minerais para o crescimento do estado. “Hoje, Goiás é um estado que cresce cada vez mais no cenário nacional com uma produção cada vez maior. Além disso, tivemos um avanço com a identificação de grandes minas de terras raras, que passa a ser o metal mais disputado mundialmente”, explicou o chefe do Executivo goiano. Para ele, é necessário avançar ainda na transformação do minério, ao invés de atuar apenas como exportador do produto bruto. “É essa tecnologia que queremos trazer para o Brasil, para que possamos gerar, junto às minas, desenvolvimento, renda per capita e qualidade de vida, aliado à responsabilidade ambiental que deve ser feita no momento da exploração mineral”, continuou Caiado, ao lembrar que Goiás já teve uma posição avançada nessa área. “A Metago, à época, fez um mapeamento e pesquisa das nossas riquezas minerais e descobrimos o quanto Goiás tem um subsolo rico. Com esse mapa geológico, foram definidas as áreas a serem exploradas”, finalizou. Segundo dados da Agência Nacional de Mineração (ANM), Goiás desponta como referência nacional no setor, com destaque para a produção de níquel, nióbio, ouro, fosfato, calcário e água mineral. O protagonismo fez com que o estado fosse escolhido como palco dos eventos, que reúnem expoentes e empresas brasileiras e internacionais especializados na área para debater o futuro da média e pequena mineração de Goiás e do Brasil. Números de 2023 mostram que o montante da Produção Mineral a Valores Nominais reunidos por Goiás ultrapassou os R$ 10,6 bilhões. Já em relação aos dados da Produção Beneficiada, o valor somou R$ 10,2 bilhões. No ranking nacional, o estado é o terceiro maior do Brasil, atrás apenas de Minas Gerais e do Pará.  Além disso, a mineração goiana é líder no país no comparativo entre diversas commodities essenciais para a indústria e também para a transição energética, como é o caso do níquel, do nióbio e da vermiculita. Se analisados o fosfato e o cobre, o estado aparece em segundo lugar nacional, e em terceiro quando observado o alumínio. 

Municípios

Entre as cinco principais cidades goianas em exploração da mineração aparecem Alto Horizonte, no Norte goiano, referência na produção de cobre; Barro Alto, no Vale do São Patrício, liderança em níquel e bauxita; Catalão, no Sul do estado, expoente em nióbio, fosfato e potássio; Ouvidor, também no Sul, em vermiculita; e Crixás, no Noroeste, com potencial em extração de ouro.  Prefeito de Goiânia e presidente do Conselho Temático de Mineração da Confederação Nacional da Indústria, Sandro Mabel sublinhou o crescimento do setor. “A mineração vai ser uma segunda agricultura no país. É só nos deixar trabalhar, porque potencial e investimento têm”, comparou.

A feira

Considerada um dos momentos mais relevantes do meio extrativista durante o ano, a Brasmin reúne mais de 200 marcas nacionais e internacionais e espera, em 2025, superar a marca do ano passado de mais de 170 expositores, seis mil visitantes qualificados e cifra milionária em negociações. O evento segue até a próxima quinta-feira (26/6), com foco na difusão de tecnologia e boas práticas em automação, segurança, logística, energias renováveis e transformação digital. Já o Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração propõe ser um espaço dedicado ao debate do papel estratégico de empresas no setor mineral. O objetivo é aumentar a visibilidade de pequenos e médios mineradores para a inclusão em políticas públicas. Os eventos são realizados conjuntamente pela Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM), Sindicato das Indústrias de Mineração de Goiás e do Distrito Federal (Minde), Proma Feiras e Revista Brasil Mineral. O diretor-executivo da ABPM, João Luiz Nogueira, ressaltou que Goiás foi escolhido como sede dos eventos diante do crescimento econômico contínuo e do apoio dado pelo governo do Estado. “É um estado que, a cada ano, vem crescendo mais ainda no setor mineral. Goiás está hoje entre os dez maiores PIB do Brasil e para nós da mineração é uma honra estar aqui”, comentou.  Já o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha, destacou que “não poderíamos ver como mais estratégica a escolha de Goiás para sediar esse debate por ser um dos estados mais dinâmicos e inovadores do país, liderando a produção de diversos minerais”.

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias 24 Horas!

Inscreva-se para receber um boletim informativo.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

Sobre

RB Lira Publicidade Ltda
31.246.479/0001-74

Rua R 18, Nº 50, Quadra 21, Lote 8 - Setor Oeste - Cep: 74.125-180 - Goiânia/GO
Rosimere da Silva Barros
Socio-proprietario
oknewstvweb@gmail.com
Editor Geral
Raimundo Batista Lira
DRT/GO 01280JP

Todos os direitos reservados. Copyright © PopTV News

Verified by MonsterInsights