Governador Ronaldo Caiado e o vice, Daniel Vilela, entregam à população de Senador Canedo o terminal de ônibus do município totalmente reformado – Fotos: Jota Eurípedes e Junior Guimarães
Estrutura fortalece integração da cidade com a Região Metropolitana de Goiânia e recebe mais de 15 mil usuários diariamente que se deslocam tanto para a capital quanto para outras cidades vizinhas
O governador Ronaldo Caiado e o vice-governador Daniel Vilela entregaram, nesta sexta-feira (19/12), a obra de reconstrução do Terminal Osvaldo Augustinho Cardoso, em Senador Canedo. Com aporte do Governo de Goiás na ordem de R$ 9,5 milhões, foram realizadas intervenções na estrutura bem como investimento em novas tecnologias que vão garantir maior conforto e segurança para os mais de 15 mil usuários que passam pelo terminal diariamente.
Fotos: Jota Eurípedes e Junior Guimarães

“É um prazer chegar a um terminal como esse, que parece um aeroporto, com o padrão de excelência do Governo de Goiás. O teto foi levantado, painéis novos instalados, indicando a direção, tudo arrumadíssimo, no mesmo padrão de todas as estações e plataformas já reformadas”, frisou Caiado, ao agradecer a parceria com o município. “Quando temos essa parceria, damos condição de melhorar a qualidade de vida das pessoas. É isso que estamos construindo no Estado de Goiás”, completou. Caiado lembrou que este é o primeiro terminal inaugurado fora da capital, o que definiu como sendo um “marco importante”, e que a melhoria no transporte público coletivo é um compromisso de sua gestão desde o primeiro ano de governo. “Poderíamos ter lavado as mãos e dizer que não tínhamos nada com isso. Mas desde o primeiro minuto, reunimos com prefeitos e empresários para resolver esse assunto definitivamente em Goiás”, finalizou o gestor goiano. Daniel Vilela definiu a obra como “um projeto revolucionário do transporte coletivo da região metropolitana de Goiânia” e lembrou dos desafios encontrados no início do governo. “O governo anterior deixava a população e os prefeitos a mercê da pouca qualidade do transporte oferecido. Caiado, ainda na pandemia, e mesmo com uma situação de dificuldade fiscal, tomou a decisão de ser parceiro dos municípios, construir um consórcio que viabilizasse financeiramente os investimentos necessários e transformasse o transporte para os usuários da região”, ressaltou. Secretário Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima destacou que a inauguração do terminal representa “um marco, mostrando o comprometimento que o Governo de Goiás tem, em parceria com as prefeituras, trazendo o melhor transporte coletivo do Brasil para a população da Região Metropolitana de Goiânia”. Em reforma desde maio deste ano, o terminal integra o BRT Leste-Oeste e passa a contar com um novo padrão de qualidade e infraestrutura, como parte do Projeto Nova Anhanguera, o maior programa de modernização já executado no corredor viário. A nova estrutura conta com o mesmo padrão de qualidade dos demais terminais e estações do Eixo Anhanguera que foram reformados pelo Governo de Goiás, oferecendo aos usuários um espaço moderno, seguro, acessível e tecnologicamente avançado. O terminal é estratégico para o deslocamento diário dos usuários do BRT Leste-Oeste, principal ligação do município com a Região Metropolitana da capital, sendo integrado ao BRT Norte-Sul. A unidade também é o ponto de origem para milhares de moradores que se deslocam diariamente para Goiânia e outros municípios vizinhos. Com isso, a estrutura amplia as opções de deslocamento, reduz o tempo de viagem e fortalece a integração do transporte coletivo metropolitano.
Melhorias
Foram implantadas novas áreas de apoio para motoristas e funcionários, instrumentos de acessibilidade para pessoas com deficiência, revitalização dos sistemas elétricos e hidráulicos e reconstrução total dos sanitários. O pavimento da área interna foi completamente renovado, oferecendo uma pista de rolamento mais estável para os ônibus e um ambiente mais confortável para os usuários. Além disso, a cobertura do terminal recebeu forro telado, eliminando o problema de acúmulo de pássaros no local. Focado em tecnologia e sustentabilidade, o terminal também recebeu iluminação 100% em LED, uma usina solar fotovoltaica e um gerador para casos emergenciais. O espaço também foi equipado com sistema de videomonitoramento com reconhecimento facial, além de novas catracas, garantindo mais segurança e eficiência no atendimento à população. Para maior comodidade dos passageiros, foram instalados displays eletrônicos com previsão de viagens em tempo real e com orientações institucionais.
Fotos: Jota Eurípedes e Junior Guimarães

“Mais que uma obra, esse terminal significa o sucesso dessa parceria entre o governador Ronaldo Caiado e todos os prefeitos de Goiás. É uma obra bonita, de alta qualidade, que vai facilitar a vida de muita gente”, comentou o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, ao anunciar o lançamento da linha 364, que irá ligar o Terminal de Senador Canedo ao Terminal Isidória. “Uma antiga solicitação da população, que a partir de amanhã começa a atender a todos, melhorando ainda mais a vida dos usuários”, explicou.


