Just Another WordPress Site Fresh Articles Every Day Your Daily Source of Fresh Articles Created By Royal Addons

Edit Template

Caiado lança programa de saúde que busca reduzir a mortalidade infantil

Rede Nascer oferece acompanhamento de mães e bebês e tem como objetivo reduzir índice mortalidade em Goiás ao fortalecer cuidado materno-infantil

O governador Ronaldo Caiado lançou nesta quinta-feira (09/10), em Goiânia, o programa Rede Nascer, iniciativa que assegura atenção integral e humanizada à saúde materno-infantil no Estado. O objetivo é reduzir de forma significativa os índices de mortalidade ao garantir cuidado integral desde a gestação até os dois primeiros anos de vida. “A vida é o nosso maior patrimônio”, assegurou o chefe do executivo.  Integrando os serviços de saúde da Atenção Primária e Especializada, a Rede Nascer deve reduzir até 2030 o número de mortes infantis em Goiás para 30 óbitos maternos por 100 mil nascimentos. Desde o período da pandemia, essa estatística mostra redução, mas em 2023 houve registro de 52 mortes de bebês por 100 mil nascimentos.  “Temos que jogar de 52 para bem menos de 30 óbitos por 100 mil habitantes. Número que ainda não é aceitável. O correto seria taxa zero, mas esse é o esforço que nós temos que fazer”, afirmou Caiado ao explicar que esse trabalho é feito neste momento após conseguir regionalizar a saúde no estado. “Temos que ter respeito com a vida, lutar para salvar uma criança. Esse é um princípio que mais me motiva. Todos os nossos hospitais (estaduais) têm hoje a estrutura neonatal. O que eu peço é que se dediquem a isso. Vamos tratar essas crianças como prioridades nossas”, acrescentou Caiado.  A Rede Nascer vai atender as mães desde o planejamento familiar, oferecendo suporte contínuo para o pré-natal seguro, parto acolhedor e desenvolvimento saudável para os bebês. A previsão é de que no primeiro ano de implantação aproximadamente 28 mil gestantes e seus filhos sejam acompanhados. Depois, a cobertura será ampliada progressivamente até alcançar todos os municípios do Estado.  As mães goianas poderão contar com consultas regulares de pré-natal, acesso gratuito a exames, assistência no pós-parto e incentivo à amamentação.

Fotos: Júnior Guimarães e Wesley Costa

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado (foto acima), destacou que a gestão estadual trabalha todos os dias para ajudar os mais vulneráveis e que antes mesmo do lançamento da rede, o governo já atuava nesse sentido. “Sempre fizemos uma união de esforços para fazer valer o direito das nossas crianças. É proteção, acolhimento a mãe e cuidado. Agora temos esse apoio com atendimento, com call center e aplicativo. É esse o caminho que queremos para Goiás”, enfatizou.  “Goiás é um estado do cuidado. Cuida e acolhe. Além de ter a maior rede de proteção social, nós temos políticas públicas que cuidam objetivamente do sofrimento das pessoas”,

Fotos: Júnior Guimarães e Wesley Costa

afirmou o vice-governador Daniel Vilela ( foto acima) ao explicar que a gestão de Caiado busca soluções para os problemas que o cidadão convive. Ele ainda destacou a parceria com os municípios “para alcançar resultados que nos tirem de situações dramáticas porque ainda temos números ainda altos de mortalidade”, acrescentou. 

Ações

Entre as estratégias adotadas pelo programa estão a implantação de um call center pelo número 155. O serviço terá 150 madrinhas (mães e avós, com experiência para cuidar das gestantes), que terão um check list para acompanhar mãe e filhos. Haverá ainda um aplicativo e o canal saúde como apoio. Somado a isso, serão adquiridos 65 veículos para doação aos municípios com o objetivo de ajudar no transporte das gestantes, por exemplo, para o pré-natal. A rede também contará com um comitê de investigação de óbito. “Vamos investigar, avaliar, descobrir a causa para que isso não aconteça novamente”, acrescentou o secretário de Estado da Saúde, Rasível dos Reis, que destacou o apoio de Caiado ao setor.  “Precisamos de material, compromisso e ambiente. E temos isso do governador que se preocupa com a saúde. Temos respaldo e investimento”, garantiu.  Ao receber o primeiro veículo doado aos municípios, um modelo Duster, o prefeito de Inhumas, José Essado, disse que é gratificante atuar junto com um governo que se preocupa com a saúde do povo.  “A Rede Nascer, sem dúvida alguma, vai fazer com que nós possamos amanhã ter uma mortalidade zero em nosso estado de Goiás”, sublinhou. 

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias 24 Horas!

Inscreva-se para receber um boletim informativo.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

Sobre

RB Lira Publicidade Ltda
31.246.479/0001-74

Rua R 18, Nº 50, Quadra 21, Lote 8 - Setor Oeste - Cep: 74.125-180 - Goiânia/GO
Rosimere da Silva Barros
Socio-proprietario
oknewstvweb@gmail.com
Editor Geral
Raimundo Batista Lira
DRT/GO 01280JP

Todos os direitos reservados. Copyright © PopTV News

Verified by MonsterInsights