Just Another WordPress Site Fresh Articles Every Day Your Daily Source of Fresh Articles Created By Royal Addons

Edit Template

Caiado pede “sabedoria e equilíbrio” ao prestigiar posse de nova presidência do STF

Fotos: Walter Folador

 Em Brasília, governador destaca respeito à democracia durante primeira solenidade comandada pelo novo chefe do Judiciário nacional, ministro Edson Fachin, que assume também o Conselho Nacional de Justiça

O governador Ronaldo Caiado acompanhou nesta segunda-feira (29/9) a sessão de posse da nova presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. O chefe do Executivo estadual parabenizou o ministro Edson Fachin, que assumiu a gestão da corte e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o biênio 2025-2027, e Alexandre de Moraes, que ocupa o cargo de vice-presidente. Ao participar da solenidade, Caiado destacou a importância da harmonia entre os Poderes, o que ele destaca ser uma premissa em sua gestão desde 2019, quando assumiu o Governo de Goiás. O governador disse que o ministro Edson Fachin é um grande jurista e deseja a ele uma gestão de sabedoria e de equilíbrio à frente do STF.

Fotos: Walter Folado

Ronaldo Caiado define o ministro Edson Fachin como um grande jurista e deseja a ele uma gestão de sabedoria e de equilíbrio à frente do STF

“É um homem preparado, que tem condições, sem dúvida nenhuma, pela credibilidade dele no cenário nacional e também junto a toda a academia”, avaliou Caiado (foto acima cumprimentando o ministro ministro Edson Fachin). “Isso representa aquilo que todos os brasileiros esperam: uma posição mais clara, mais definida, mais colegiada e, ao mesmo tempo, contemplando esse sentimento de esperança do brasileiro”. Ao assumir a presidência, Fachin reiterou que fará uma gestão com respeito e deferência ao dissenso e a diferença, realçando a cordialidade. “Venho fomentar a estabilidade institucional. O país precisa de previsibilidade nas relações jurídicas e confiança entre os poderes. O tribunal tem o dever de garantir a ordem constitucional com equilíbrio”, afirmou.  Fachin frisou que o trabalho no STF será guiado por metas, indicados por compromissos claros, fincados em direitos humanos e fundamentais, com segurança jurídica como base da confiança pública; sustentabilidade como dever intergeracional; diversidade, igualdade e respeito à pluralidade; e transformação digital para aproximar a justiça do povo. “A obrigação é aplicar a Constituição com atenção prioritária àqueles que historicamente são esquecidos, silenciados ou discriminados. Isso exige promover acesso à justiça, à diversidade, paridade e respeito à alteridade”, completou o novo presidente do STF.  Edson Fachin integra o Supremo desde 2015 e atuou na vice-presidência da Corte no último biênio, ao lado do ministro Luís Roberto Barroso. Ao destacar a atuação do novo vice-presidente do STF, disse que Morais chegou ao STF com carreira consolidada como jurista e professor de direito constitucional. “É um amigo, um juiz feito fortaleza”, emendou. Moraes tomou posse na corte em 2017. 

Mundo dividido

Ao deixar a presidência do Supremo, o ministro Luís Roberto Barroso destacou que a nova gestão do STF assume o Poder Judiciário em mundo dividido, que vai precisar de sua integridade, capacidade intelectual e suas virtudes pessoais, “de modo que será uma benção para o país ter Vossa Excelência conduzindo o Supremo com o encargo de manter as luzes acesas nesses tempos em que de vez em quando aparece escuridão”, asseverou.  A ministra Cármen Lúcia falou em nome da corte durante a solenidade e afirmou que a posse tem um timbre republicano e democrático, que é fundamental para as instituições permanentes no Brasil. “Desde que assumiu no STF, (o ministro Fachin) é criterioso, equilibrado, vinculado aos valores que sempre sublinhou em sua trajetória. É um juiz atento e cuidadoso e manteve as instituições que comandou na linha segura da democracia brasileira. Isso o torna juiz que não produz surpresa aos jurisdicionados”, ponderou.  A sessão solene contou ainda com a presença de todos os demais ministros do STF, além do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva; dos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre.

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias 24 Horas!

Inscreva-se para receber um boletim informativo.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

Sobre

RB Lira Publicidade Ltda
31.246.479/0001-74

Rua R 18, Nº 50, Quadra 21, Lote 8 - Setor Oeste - Cep: 74.125-180 - Goiânia/GO
Rosimere da Silva Barros
Socio-proprietario
oknewstvweb@gmail.com
Editor Geral
Raimundo Batista Lira
DRT/GO 01280JP

Todos os direitos reservados. Copyright © PopTV News

Verified by MonsterInsights