Adriano Machado/Crusoé
Relatório da consultoria Datrix aponta 38% de menções positivas, 28% negativas no impulsionamento feito por Michelle Bolsonaro
Levantamento da consultoria Datrix mostrou que o anúncio da candidatura do senador da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à presidência da República alcançou mais de 117 milhões pessoas nas redes sociais. Segundo o relatório, o engajamento político alcançou 1,3 milhão de usuários e gerou mais de 30 mil interações entre comentários, compartilhamentos e curtidas. “O post original, que deu início ao movimento, alcançou 1,3 milhão de usuários e gerou mais de 30 mil interações entre comércios, compartilhamentos e curtidas. Nesse intervalo inicial, 513 stakeholders (entre influenciadores, políticos e veículos de imprensa) se engajaram imediatamente, amplificando a repercussão e consolidando o episódio como um dos mais comentados do ambiente digital do dia”, diz trecho.
Menções
O monitoramento das menções indicou que 38% das interações foram positivas, 28% negativas e 34% neutras. A base bolsonarista repercutiu frases como “Bolsonaro falou, está falado”, tratando a indicação como um gesto de legitimação política. Já os comentários negativos se concentraram na reação do mercado financeiro, como a queda na bolsa e a alta do dólar, além de críticas à competitividade eleitoral de Flávio Bolsonaro e comparações com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Michelle e Paulinho da Força
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro foi uma das figuras que impulsionaram o alcance da candidatura ao compartilhar a nota do Partido Liberal (PL) em apoio a Flávio Bolsonaro. No post, ela também enviou uma mensagem religiosa ao senador: “Que Deus te abençoe, Flávio Bolsonaro, nesta missão pelo nosso amado Brasil. Que o Senhor te dê sabedoria, força e graça em cada passo, e que a mão d’Ele conduza o teu caminho para o bem da nossa nação”, diz Michelle. Por outro lado, uma das manifestações mais repercutidas foi a do deputado Paulinho da Força, relator do PL da Dosimetria, em tom crítico. Para ele, a candidatura de Flávio fortalece o presidente Lula (PT) e enfraquece o centro político.



