Just Another WordPress Site Fresh Articles Every Day Your Daily Source of Fresh Articles Created By Royal Addons

Edit Template

Centrão ameaça retaliar o governo de Lula

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Impasse sobre anistia a bolsonaristas e risco de caducar a MP do Setor Elétrico ampliam crise entre o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto. Centrão ameaça até retaliar o governo federal por oposição do PT à PEC da Blindagem

Os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Davi Alcolumbre (União-AP), reuniram-se na noite de terça-feira (16/9) com líderes partidários para tentar construir um acordo em torno da votação da anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro. A movimentação, revelada pelo jornal O Globo, ocorre em meio à ameaça do Centrão de retaliar o governo após o PT se posicionar contra a PEC da Blindagem, proposta que limita investigações contra parlamentares. O projeto de anistia, que pode favorecer Jair Bolsonaro (PL-RJ) e aliados, deve ter seu pedido de urgência analisado nesta quarta-feira (17) na Câmara. A decisão será anunciada após uma reunião com líderes de todas as legendas, marcada para esta manhã.

Pressão política e risco à MP do Setor Elétrico

Governistas temem que a falta de apoio petista à PEC da Blindagem resulte em um gesto de retaliação: a aprovação da urgência da anistia. Esse movimento colocaria o governo em rota de colisão com a base do Centrão e ainda poderia prejudicar a votação da Medida Provisória do Setor Elétrico, que reduz as tarifas de energia e perde validade nesta quarta-feira caso não seja aprovada pelo Congresso.

Estratégia para encerrar o debate da anistia

A maioria dos partidos do Centrão avalia pautar a urgência apenas para derrubá-la em plenário, encerrando assim a possibilidade de aprovação de uma anistia ampla que devolveria a Bolsonaro a chance de disputar eleições. Nesse cenário, seria discutido um texto mais restrito, voltado à redução de penas, que poderia também beneficiar o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), mas sem restituir direitos políticos. Apesar dessa alternativa, aliados bolsonaristas rejeitam qualquer versão que não inclua perdão total. O projeto em discussão é de autoria do líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ).

Resistência do PT e risco de impasse

O PT mantém posição contrária a qualquer tipo de anistia. A expectativa da bancada é que, uma vez derrotada a urgência da versão ampla, a discussão seja encerrada definitivamente. Essa estratégia entra em choque com o plano de líderes do Centrão, que enxergam espaço para manter o debate em torno de um texto mais enxuto. A disputa de narrativas e interesses aumenta o risco de paralisia no Congresso justamente no dia em que o governo depende da votação da MP do Setor Elétrico.

Irritação após a PEC da Blindagem

O clima azedou na Câmara após a votação da PEC da Blindagem, quando o PT orientou contra o texto. Mesmo com 12 deputados petistas votando a favor, líderes do Centrão consideraram que a postura do partido e a ausência de articulação do governo dificultaram a aprovação da proposta.

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias 24 Horas!

Inscreva-se para receber um boletim informativo.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

Sobre

RB Lira Publicidade Ltda
31.246.479/0001-74

Rua R 18, Nº 50, Quadra 21, Lote 8 - Setor Oeste - Cep: 74.125-180 - Goiânia/GO
Rosimere da Silva Barros
Socio-proprietario
oknewstvweb@gmail.com
Editor Geral
Raimundo Batista Lira
DRT/GO 01280JP

Todos os direitos reservados. Copyright © PopTV News

Verified by MonsterInsights