Just Another WordPress Site Fresh Articles Every Day Your Daily Source of Fresh Articles Created By Royal Addons

Edit Template

Cobertura vacinal contra febre amarela em menores de 1 ano preocupa autoridades de saúde em Goiás

Apesar de não registrar casos desde 2017, cobertura vacinal abaixo de 75% preocupa a Secretaria de Estado da Saúde. Meta é de 95%

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES/GO), está atento à baixa cobertura vacinal contra a febre amarela em crianças menores de 1 ano de idade. Dados recentes mostram que apenas 72,77% desse público-alvo foram vacinados no estado, número bem abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Em 2025, o Brasil já registrou 45 casos da doença em São Paulo, Minas Gerais, Tocantins e Pará, com 21 óbitos confirmados. A febre amarela é uma doença viral transmitida por mosquitos silvestres, como os dos gêneros Haemagogus e Sabethes, comuns em áreas rurais e de mata. A vacinação é a principal forma de prevenção, sendo eficaz e segura, com décadas de comprovação científica. No entanto, a baixa adesão à vacina entre crianças menores de 1 ano de idade compromete não apenas a proteção individual, mas também a coletiva, já que a imunização em massa é essencial para a prevenção da doença. “Quando a cobertura vacinal está abaixo do esperado, aumentam as chances de surtos da doença”, explica a Gerente de Imunização da SES, Joice Dorneles. A vacina contra a febre amarela é ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e faz parte do calendário básico de imunização das crianças de 9 meses a menores de 5 anos (sendo uma dose aos 9 meses e uma dose de reforço aos 4 anos de idade) e dose única na população de 5 a 59 anos de idade não-vacinada. Em 2022, a cobertura vacinal no estado para crianças menores de 1 ano de idade foi de 63,68%; em 2023 foi de 67,57; e em 2024 foi de 72,77%, segundo os últimos dados disponibilizados pela Rede Nacional de Dados em Saúde. Apesar da melhora, os números ainda estão abaixo da meta mínima de 95%. 

Riscos da baixa cobertura

A febre amarela é uma doença de evolução rápida e pode levar a complicações graves, como insuficiência hepática e renal, hemorragias e, em casos extremos, à morte. Em Goiás, apesar de não haver casos registrados desde 2017, a proximidade com áreas de mata e o fluxo de turistas aumentam o risco de reintrodução do vírus. A Secretaria orienta que pais e responsáveis levem as crianças aos postos de saúde para atualizar a caderneta de vacinação, reforçando que a proteção das crianças é um ato de responsabilidade com a saúde de toda a comunidade.

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias 24 Horas!

Inscreva-se para receber um boletim informativo.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

Sobre

RB Lira Publicidade Ltda
31.246.479/0001-74

Rua R 18, Nº 50, Quadra 21, Lote 8 - Setor Oeste - Cep: 74.125-180 - Goiânia/GO
Rosimere da Silva Barros
Socio-proprietario
oknewstvweb@gmail.com
Editor Geral
Raimundo Batista Lira
DRT/GO 01280JP

Todos os direitos reservados. Copyright © PopTV News

Verified by MonsterInsights