Just Another WordPress Site Fresh Articles Every Day Your Daily Source of Fresh Articles Created By Royal Addons

Edit Template

“Combustível do Futuro” deve baratear gasolina 

Aumento do percentual de etanol na gasolina promete impactos no mercado de combustíveis e no meio ambiente

O Brasil prepara mudanças importantes no setor de combustíveis com a Lei Combustível do Futuro(14.993/2024). A proposta busca alterar a composição dos combustíveis utilizados no país, aumentando o percentual de etanol na gasolina de 27,5% para 30%. A nova legislação representa um marco regulatório para o setor sucroenergético. As modificações propostas podem trazer impactos econômicos e ambientais para o mercado brasileiro de combustíveis.

Impacto econômico e produtivo
A alteração pode reduzir o preço da gasolina, segundo o setor sucroenergético. A mudança ocorre pela menor carga tributária sobre o etanol anidro em comparação com a gasolina pura. A expectativa é de aumento de 1,3 bilhão de litros na produção de etanol anidro. O setor sucroenergético afirma ter capacidade produtiva para absorver a demanda adicional. O Brasil amplia a produção de etanol a partir de duas fontes principais. Na safra 2023/2024, o etanol de milho representou 18,7% do volume total produzido no país.

Testes técnicos e impacto ambiental
O Instituto Mauá de Tecnologia realiza testes para avaliar o impacto da nova mistura. As análises ocorrem em janeiro e fevereiro de 2025, com foco em diferentes modelos de veículos. Serão testados carros de diferentes anos e tecnologias, como Gol de 1993, Uno Mille, Corolla e modelos mais recentes. O objetivo é verificar possíveis impactos mecânicos. O etanol brasileiro contribui para a redução nas emissões de gases de efeito estufa. Estudos indicam que o biocombustível pode reduzir emissões de CO2 em até 90%.

Desafios e perspectivas futuras
O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo em Minas Gerais aponta possível aumento nos preços. O valor do etanol anidro subiu 41,5% em 2024, passando de R$ 2,12 para R$ 3,00. Organizações internacionais reconhecem o potencial do etanol brasileiro na transição energética. O biocombustível é visto como estratégia eficaz para mitigação das mudanças climáticas. O consumo de etanol no Brasil aumentou 31,1% em janeiro de 2024. O crescimento demonstra o potencial do biocombustível no mercado nacional e internacional. Motores mais antigos, fabricados há mais de 15 anos, podem apresentar incompatibilidade. Os testes do Instituto Mauá visam identificar e mitigar esses riscos potenciais. O Ministério de Minas e Energia receberá os resultados preliminares dos testes no primeiro trimestre de 2025. As informações subsidiarão o estudo de impacto regulatório da nova mistura.

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias 24 Horas!

Inscreva-se para receber um boletim informativo.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

Sobre

RB Lira Publicidade Ltda
31.246.479/0001-74

Rua R 18, Nº 50, Quadra 21, Lote 8 - Setor Oeste - Cep: 74.125-180 - Goiânia/GO
Rosimere da Silva Barros
Socio-proprietario
oknewstvweb@gmail.com
Editor Geral
Raimundo Batista Lira
DRT/GO 01280JP

Todos os direitos reservados. Copyright © PopTV News

Verified by MonsterInsights