Damares Alves Foto Lula Marques/ Agência Brasil
A senadora Damares Alves (Republicanos – DF) que mesmo em tratamento de saúde segue fazendo parte da CPMI do INSS, revelou em entrevista ao SBT News que a comissão chegou em grandes igrejas e pastores no esquema. Além disso, ela relatou estar sofrendo pressão por parte das igrejas evangélicas para que não haja investigações. A pastora do Republicanos disse que a comissão chegou até “grandes igrejas” e “grandes pastores” metidos nos desvios do INSS e que tem sofrido pressões constantes do meio evangélico. A fala aconteceu neste domingo (11/1) em entrevista ao SBT News e acabou viralizando apenas nesta quarta (14/1).
Damares Alves expõe revelação sobre fraude no INSS
BOMBA! Senadora da extrema direita Damares Alves, acaba de dizer no SBT que estão blindando pastores de grandes igrejas na CPMI do INSS. Em nome de Jesus, Deus no comando. pic.twitter.com/R4M4EAcoKq
— Ivan Vieira 🇧🇷 (@ivanvieira_5) January 12, 2026
De acordo com ela, a CPMI encara resistência por atingir pessoas com muitos fiéis, e que as investigações podem abalar a fé de muita gente. “Nós estamos identificando igrejas nos esquemas de fraudes aos aposentados. E quando se fala de um grande pastor, vem a comunidade: ‘não falem, não digam, não investiguem, porque os fiéis vão ficar muito tristes’”, iniciou a Senadora. Ela ressaltou que esse cenário tem gerado lobby para impedir os andamentos da comissão. Segundo ela, o tamanho do que vai ser revelado na CPMI chocou até os políticos, e o Brasil ficará de queixo caído. “Essa CPMI do INSS está chegando em lugares que a gente jamais imaginava. Grandes igrejas do Brasil estão sendo apontadas. Isso me machuca muito”, expôs ela. Damares também disse que a comissão é um marco no Congresso. “Vai fazer entregas”, sentenciou, indicando que a CPMI trará muito mais coisas do que o que foi mostrado até agora.



