Fotos: André Costa
Ao participar das comemorações pelos 166 anos do município, vice-governador também confirmou que será assinada ordem de serviço para duplicação da GO-330
Catalão será sede do maior centro brasileiro de referência em terras raras. O anúncio foi feito pelo vice-governador Daniel Vilela nesta quarta-feira (20/8), durante as comemorações pelos 166 anos do município. A unidade de pesquisa será instalada em parceria com a Universidade Federal de Catalão (UFCat) e empresas internacionais, colocando o município no mapa estratégico da indústria tecnológica e automotiva. “As terras raras têm sido motivo de discussão de geopolítica internacional e somos o estado brasileiro com maior potencial nesse minério. Com o apoio do Governo de Goiás, vamos criar esse centro de excelência em pesquisa e ciência para alavancar ainda mais a mineração”, afirmou Daniel. “Essa é uma notícia de grande importância, que deve trazer para esta cidade pesquisadores de todo o país”, completou. O evento em Catalão também marcou a confirmação de que, em cinco dias, será assinada a ordem de serviço para duplicação da GO-330. O primeiro subtrecho terá 11,7 quilômetros, entre o Posto Policial de Catalão e o trevo da GO-305, com investimento de R$ 149 milhões. O projeto inclui restauração e alargamento da pista, nova pavimentação em três camadas de CBUQ, ponte de 60 metros sobre o Córrego Cachoeirinha e três alças de retorno. “Voltaremos em poucos dias com as máquinas em operação. Essa obra é um desejo antigo da população e fundamental para a segurança e para a inteligência logística que vai impulsionar ainda mais o desenvolvimento de Catalão e de toda a região”, disse o vice-governador.
Momento histórico
Para o secretário estadual de Infraestrutura, Adib Elias, a cidade vive um momento histórico. “Catalão vai receber inúmeros benefícios da infraestrutura estadual. Em poucos dias, iniciaremos uma frente de obras decisiva para a economia local”, reforçou. O prefeito Velomar Rios comemorou o anúncio do Governo de Goiás. “Hoje recebemos o presente mais aguardado, que é a duplicação sentido Catalão–Ipameri. Essa conquista honra o que Catalão representa não só para Goiás, mas para todo o interior brasileiro”, completou.