Fotos: Hegon Corrêa
Cassiano Pereira, atual presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, assume a presidência da entidade
O governador Ronaldo Caiado participou na noite de segunda-feira (24/3), em Brasíli (DF) da cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Nordeste Forte. O industrial e presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), Cassiano Pereira, assume a gestão para o biênio 2025/2026. “Conte com o Governo de Goiás e com o Centro-Oeste, porque nós acreditamos na política de irmandade capaz de promover a melhoria da qualidade de vida de um povo”, afirmou o chefe do Executivo goiano. Durante o evento, realizado no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Caiado referiu-se a Cassiano como uma pessoa aberta ao diálogo e capaz de construir pontes por todo Brasil. Tal perfil, opinou o governador, ajudará o Nordeste a trabalhar melhor suas potencialidades, como a geração de energia limpa e o turismo, além de explorar novas possibilidades. “Por que não inteligência artificial? Os maiores datacenters do mundo poderão estar ali, já que existe uma grande produção de energia”, sugeriu. O novo presidente da associação confirmou o interesse da entidade em trabalhar para “converter potencial em potência”, uma referência às vocações da região e à missão de ajudar e fortalecer a indústria nordestina. “Somos todos irmãos. Trabalhamos com os estados nordestinos, mas também temos diálogo com o Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Essa é a vantagem. Quando a gente faz muito, o Brasil se fortalece como um todo”, comentou Cassiano. Em discurso, o agora ex-presidente da Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante, desejou sucesso ao novo gestor e reforçou o papel da associação. “É nossa missão trabalhar pela promoção de um modelo de desenvolvimento para a região que valorize as indústrias, tornando-as cada vez mais competitivas e sustentáveis. Precisamos seguir unidos, trabalhando lado a lado, respeitando as diferenças e valorizando os laços que nos une”, sublinhou. Criada em 2016, a associação representa as Federações de Indústrias dos nove estados nordestinos. A entidade atua para promover o desenvolvimento socioeconômico, fortalecer e aumentar a competitividade do setor. O presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Ricardo Alban, reconheceu a importância de iniciativas como a Nordeste Forte e a classificou como “fundamental para ter foco e buscar as melhores formas de mitigar desigualdades”. A solenidade de posse teve a participação do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, lideranças políticas e representantes das indústrias.

“Temos um papel importante para unir esforços e desenvolver o Brasil como todo. Vamos caminhar juntos nisso”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), André Rocha (foto à esquerda de Caiado).
Trajetória
Natural de Campina Grande (PB) Cassiano Pascoal Pereira Neto possui uma carreira de 40 anos no setor industrial. Ele é sócio da Mibra Minérios Ltda., presidente da FIEPB, conselheiro do SESI/PB e do Sindicato da Indústria de Extração de Minerais Não-Metálicos da Paraíba (Sindminerais/PB). Também representa a FIEPB no Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Industrial da Paraíba (FAIN) e integra o Conselho Temático de Mineração (COMIN), vinculado à CNI. Ao longo de sua carreira, Cassiano também atuou como Secretário de Estado da Interiorização do Governo da Paraíba e foi presidente da Empresa Municipal de Urbanização da Borborema (Urbema), em Campina Grande.