Foto: Notícias da TV
A Globo decidiu afastar Milton Cunha da apresentação do quadro Enredo e Samba, exibido tradicionalmente dentro do RJ1, telejornal local da emissora no Rio de Janeiro. A medida foi tomada após o carnavalesco protagonizar uma propaganda institucional do Governo Federal, que começou a ser veiculada em dezembro. A rede, porém, assegura que ele ainda é o principal nome do Carnaval e ganhará novos espaços na programação. De acordo com a coluna Outro Canal, Cunha chegou a gravar as edições de 2026 do Enredo e Samba em diferentes escolas de samba. No entanto, a direção de Jornalismo da Globo no Rio determinou que o material fosse editado para suprimir completamente a participação dele no quadro exibido pelo RJ1. Embora seja contratado fixo da área de entretenimento da emissora e tenha permissão para fazer publicidades, Milton Cunha costuma transitar também pelo jornalismo, especialmente durante o período de Carnaval. Internamente, o entendimento foi o de que sua participação no quadro não seria adequada neste momento, já que ações comerciais e publicitárias são vetadas para profissionais que atuam em conteúdos jornalísticos. A decisão se deu a partir da campanha institucional do governo Lula, da qual Milton Cunha faz parte. Na peça, que começou a ir ao ar em 13 de dezembro, o carnavalesco exalta ações do governo federal no Rio de Janeiro, como o aumento no número de cirurgias realizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A propaganda teve versões para a TV aberta e para as redes sociais. Mesmo sem Milton Cunha, o Enredo e Samba segue sendo exibido desde a semana passada e deve permanecer no ar até sexta-feira (9/1). A ausência do carnavalesco, no entanto, chamou a atenção e tem gerado repercussão nas redes sociais.
Figura
Criado na década de 1990, o quadro acompanha os ensaios das escolas e mostra os bastidores da preparação das comunidades para os desfiles na Marquês de Sapucaí. Milton Cunha estava à frente da apresentação desde 2014 e se tornou um dos principais rostos do Carnaval na televisão aberta. Até o início de 2025, Cunha era contratado de forma temporária pela Globo apenas durante o período carnavalesco. Com o crescimento de sua popularidade, a emissora decidiu firmar um contrato fixo para agenciá-lo no mercado publicitário e ampliar sua presença em atrações de entretenimento.
Nota
Em nota à coluna, a Globo informou que Milton Cunha segue como o grande embaixador do Carnaval da emissora e terá um novo quadro fixo no Encontro com Patrícia Poeta, a partir de 16 de janeiro, exibido semanalmente até o Carnaval. Além disso, ele continuará participando das transmissões dos desfiles em São Paulo e no Rio de Janeiro, com comentários ao final dos percursos, como já é habitual.



