Wagner Moura e Lula. (Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert / PR)
Na noite do último domingo (12/01), o “Globo de Ouro 2026” reuniu nomes do cinema e da televisão em mais uma edição da premiação. O filme brasileiro “O Agente Secreto” saiu com duas estatuetas e chamou atenção do público internacional. Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa venceu na categoria de “Melhor Filme em Língua Não Inglesa”. Além disso, Wagner Moura, de 49 anos, recebeu o prêmio de “Melhor Ator em Filme de Drama”.

Lula revive noite no Cine Alvorada após vitória histórica no “Globo de Ouro”
Logo após a premiação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou o resultado nas redes sociais. Na ocasião, ele destacou o espaço conquistado pelo cinema nacional fora do país e celebrou o trabalho dos artistas envolvidos: “Dia de glória e reconhecimento ao talento de nossos artistas.“, escreveu o chefe do Executivo logo a princípio. Em seguida, Lula lembrou uma sessão do filme realizada no Palácio da Alvorada, em agosto de 2025. Na época, parte do elenco e da equipe técnica assistiu à exibição no Cine Alvorada: “Quanta honra foi receber, em agosto do ano passado, parte do elenco e da produção do filme para uma sessão no Cine Alvorada. Eu e Janja guardamos na nossa memória cada momento daquela noite extraordinária.“, afirmou. Filme brasileiro leva estatuetas e desperta comemoração direta do presidente
Anteriormente, o chefe do Executivo já havia exaltado a vitória de Wagner Moura na categoria de atuação: “A merecidíssima estatueta premia a performance de excelência do querido artista baiano que tanto nos emociona em O Agente Secreto.“, declarou o petista em um trecho.

Com essa conquista, Wagner Moura entrou para a história da premiação. Ele se tornou o primeiro brasileiro a vencer na categoria de “Melhor Ator em Filme de Drama”. O feito acontece dois anos depois de Fernanda Torres, que, em 2024, foi a primeira brasileira premiada na categoria feminina.



