Just Another WordPress Site Fresh Articles Every Day Your Daily Source of Fresh Articles Created By Royal Addons

Edit Template

Governo de Goiás fomenta pesquisa para impulsionar a cafeicultura regional

Fotos: Fapeg

Projeto realizado pela Fapeg, em parceria com o CNPq, avalia cultivares de café arábica adaptadas para cultivo irrigado no estado

Com o apoio do Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pesquisadores do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Campus Ceres, analisam a adaptação e produtividade de 35 cultivares de café arábica sob condições irrigadas. O objetivo da iniciativa é recomendar as variedades mais adequadas para o município de Ceres, fortalecendo a produção estadual. A pesquisa recebeu investimento de R$ 40 mil da Fundação, além de uma bolsa de pós-doutorado. “O apoio do Governo de Goiás, por meio da Fapeg, foi essencial para identificar as cultivares mais produtivas e adaptadas ao clima e solo goianos. Isso oferece uma nova alternativa econômica aos agricultores, contribuindo significativamente para a diversificação agrícola e desenvolvimento regional”, destaca o professor e coordenador do projeto, Cleiton Mateus Sousa. Abril de 2025 marca 10 anos desde o início do plantio experimental. Das 35 cultivares avaliadas, 11 demonstraram melhor adaptação e produtividade elevada. Atualmente, na sétima safra, os pesquisadores continuam monitorando e comparando resultados para garantir estabilidade produtiva. A pesquisa também inclui análises sobre o comportamento fisiológico das plantas em diferentes fases (crescimento, floração e frutificação) frente às condições climáticas locais.  Em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Alegre, também está sendo avaliada a qualidade da bebida, já classificada como café Especial. O coordenador do projeto ressalta o grande potencial produtivo do estado, ainda pouco explorado nacionalmente na cafeicultura. Segundo ele, os resultados alcançados apontam produtividades até duas vezes maiores que a média nacional, revelando uma oportunidade econômica significativa. “Com a indicação das melhores cultivares e o desenvolvimento de políticas públicas específicas, Goiás poderá se destacar como grande produtor nacional de café arábica”, afirma Cleiton. A pesquisa segue com novos ciclos de avaliação previstos para entender melhor as respostas das cultivares às variações climáticas. Uma unidade demonstrativa também está sendo implantada em uma propriedade rural em Ceres, com mudas derivadas do experimento inicial. A área experimental no IF Goiano permanecerá ativa como referência técnica para produtores locais. O Campus Ceres já disponibiliza o café arábica resultante da pesquisa em seu refeitório, oferecendo aos estudantes e funcionários um produto de alta qualidade diretamente associado ao trabalho desenvolvido pela instituição.

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias 24 Horas!

Inscreva-se para receber um boletim informativo.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

Sobre

RB Lira Publicidade Ltda
31.246.479/0001-74

Rua R 18, Nº 50, Quadra 21, Lote 8 - Setor Oeste - Cep: 74.125-180 - Goiânia/GO
Rosimere da Silva Barros
Socio-proprietario
oknewstvweb@gmail.com
Editor Geral
Raimundo Batista Lira
DRT/GO 01280JP

Todos os direitos reservados. Copyright © PopTV News

Verified by MonsterInsights