Just Another WordPress Site Fresh Articles Every Day Your Daily Source of Fresh Articles Created By Royal Addons

Edit Template

Gracinha e Daniel prestigiam formatura de 457 alunos do Cidadão Tech 60+

Gracinha Caiado e Daniel Vilela participam da formatura de 457 alunos do Cidadão Tech 60+ – Fotos: Rômullo Carvalho e Hegon Correa

Solenidade celebra inclusão digital da população idosa e fortalecimento de políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo. Próximas turmas também vão aprender a lidar com inteligência artificial

A coordenadora do Goiás Social e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, e o vice-governador Daniel Vilela participaram, nesta quarta-feira (11/2), da cerimônia de formatura de 457 alunos do programa Cidadão Tech 60+. A solenidade foi realizada no Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, reunindo formandos de 15 municípios goianos e familiares. O evento marcou mais uma etapa da política pública de inclusão digital voltada à população idosa, promovida pelo Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Fotos: Rômullo Carvalho e Hegon Correa

Durante a cerimônia, Gracinha Caiado ressaltou o impacto humano do programa. “Hoje celebramos 457 pessoas que decidiram provar ao mundo, e a si mesmas, que nunca é tarde para aprender, evoluir e sonhar. O Cidadão Tech é mais que um curso, é uma ponte entre o medo e a coragem, entre o ‘não sei’ e o ‘eu consegui’”, afirmou, ao destacar que a iniciativa já se consolidou como política pública permanente. “Entre 2024 e 2026 já são quase mil pessoas idosas formadas. Isso mostra que o programa cresceu, se fortaleceu e virou política de Estado. A tecnologia, quando chega para incluir, transforma vidas, aproxima famílias e fortalece a autonomia”, avaliou.

Fotos: Rômullo Carvalho e Hegon Correa

O vice-governador Daniel Vilela enfatizou que o objetivo do governo é garantir que ninguém fique para trás na transformação digital. “Esse curso é exatamente isso: dar a vocês capacidade e conhecimento para entrar nesse mundo de informações, novas relações e oportunidades. Nosso compromisso é fazer com que os serviços do governo estejam na palma da mão de vocês, de forma simples e acessível”, disse, ao ressaltar a ampliação do programa. “Hoje temos formandos de 15 municípios, mas queremos chegar a todo o estado, garantindo que pessoas de todas as idades tenham habilidades digitais e participem do desenvolvimento social e econômico de Goiás”, completou. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, apresentou os resultados do programa. “Já alcançamos quase mil alunos com mais de 60 anos e temos 90,8% de satisfação. O que percebemos é que, além de ensinar tecnologia, estamos levando dignidade. Muitos alunos tinham medo até de fazer um Pix ou usar aplicativos de saúde, e hoje fazem isso com segurança”, explicou. Segundo ele, o curso seguirá avançando. “A tecnologia é para todos. Estamos preparando novos módulos e ampliando o alcance para que cada vez mais idosos tenham acesso a ferramentas digitais com segurança.

Fotos: Rômullo Carvalho e Hegon Correa

As próximas turmas também terão inteligência artificial na grade do curso, aprendendo a usar as ferramentas de IA para, por exemplo, se prevenir de golpes”. Representando a área social, o secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, destacou que o Cidadão Tech integra uma rede de políticas públicas voltadas à pessoa idosa. “Esse programa traz dignidade, segurança e novas oportunidades. Ele se soma a ações como o programa Dignidade, o Passaporte da Pessoa Idosa e a reestruturação das unidades de acolhimento, que hoje são referência nacional”, pontuou. A emoção também marcou a fala dos formandos. Aluna do Centro de Idosos Sagrada Família, Rosa Maria da Silva contou que o curso mudou sua relação com a tecnologia. “A gente tinha medo até de usar o celular. Hoje sabemos identificar links seguros, usar aplicativos e acessar serviços de saúde. O curso nos trouxe segurança, liberdade e mais independência”, relatou.

Sobre o programa

Fotos: Rômullo Carvalho e Hegon Correa

Lançado em 2023, o Cidadão Tech 60+ é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Secti, voltada à redução da exclusão digital entre pessoas com 60 anos ou mais inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O curso tem carga horária de 60 horas e aborda conteúdos práticos adaptados à realidade do público idoso, como uso de WhatsApp e redes sociais, prevenção a fake news, uso de aplicativos de transporte, GPS, segurança digital, prevenção a golpes e acesso a serviços públicos online.

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias 24 Horas!

Inscreva-se para receber um boletim informativo.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

Sobre

RB Lira Publicidade Ltda
31.246.479/0001-74

Rua R 18, Nº 50, Quadra 21, Lote 8 - Setor Oeste - Cep: 74.125-180 - Goiânia/GO
Rosimere da Silva Barros
Socio-proprietario
oknewstvweb@gmail.com
Editor Geral
Raimundo Batista Lira
DRT/GO 01280JP

Todos os direitos reservados. Copyright © PopTV News

Verified by MonsterInsights