Just Another WordPress Site Fresh Articles Every Day Your Daily Source of Fresh Articles Created By Royal Addons

Edit Template

Lula embarca para os EUA acompanhado de seis ministros

Lula não deve fazer agendas com Trump ou intermediários da Casa Branca. Deve focar em seu discurso na ONU que marcará a abertura do evento

CNN Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca neste domingo (21/9) para os Estados Unidos da América (EUA) para participar da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas. A assembleia ocorre entre os dias 22 e 24 de setembro em Nova York. Lula será acompanhado pelos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Camilo Santana (Educação), Marina Silva (meio ambiente), Márcia Lopes (Mulheres), Jader Barbalho (Cidades) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas). As autorizações de viagem foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). A comitiva final foi definida após uma série de dificuldades e restrições impostas pelos Estados Unidos para a liberação dos vistos de alguns ministros e integrantes do governo. A comitiva foi montada pensando em apresentar prioridades da política externa brasileira. Além disso, Lula deve participar de encontros que discutem desde o cenário na Palestina até a crise climática, em preparação para a COP30 (Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima), que ocorre em Belém (PA) no próximo mês de novembro.

Ministros com vistos suspensos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, desistiu de viajar após o governo de Donald Trump estabelecer restrição ao seu deslocamento em Nova York. Em carta enviada aos países membros da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), ele culpa as restrições impostas pelo governo norte-americano. “Fui informado, quinta-feira (18/9), da postura do governo dos Estados Unidos da América (EUA) de restringir a minha circulação no país a poucos quarteirões de Nova York, o que impede a minha ida a Washington, em flagrante desacordo com o Acordo de Sede”, escreveu Padilha em carta. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, também recebeu visto dos EUA após revogação do governo norte-americano em agosto, mas não irá participar das atividades em Nova York.

Embarque

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca neste domingo (21/9) para Nova York (EUA), para participar da Assembleia Geral das Organização das Nações Unidas (ONU) na próxima terça-feira (23/9). Essa será a primeira viagem do petista aos Estados Unidos desde o tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump aos produtos brasileiros. Lula não deve fazer agendas com Trump ou intermediários da Casa Branca. Deve focar em seu discurso que marcará a abertura do evento. Mesmo assim, o petista poderá cruzar com o presidente norte-americano na ONU, já que Trump é o segundo a discursar. O chefe do Palácio do Planalto deve focar sua fala na soberania dos países, com indiretas aos Estados Unidos. Há chances de comentar sobre a guerra comercial, com críticas ao tarifaço de 50% imposto pela Casa Branca aos produtos brasileiros. A medida foi anunciada em julho, como retaliação ao julgamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), acusado de participar da trama golpista. A sanção não funcionou e Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão. Mesmo com a defesa do governo americano ao ex-presidente brasileiro, especialistas avaliam que o tarifaço tem como pano de fundo a defesa do Palácio do Planalto na criação de uma nova moeda para transações comerciais entre países. Lula também deve defender o empenho dos países na preservação ambiental, além de forçar a participação das nações na COP 30, evento climático que terá Belém (PA) como sede neste ano. O petista também pretende lançar oficialmente o Fundo para Florestas Tropicais, conhecido como TFFF, uma das principais demandas do país para a COP. Para completar o discurso, o chefe do Planalto deve reforçar a defesa do cessar-fogo nas guerras da Ucrânia e em Gaza, novamente criticando o esforço de países – como os Estados Unidos – para a manutenção dos conflitos.

Agenda nos EUA

Antes da assembleia, Lula deverá participar de uma conferência com a França e a Arábia Saudita para discutirem a guerra em Gaza. Os países tentam encontrar soluções pacíficas para os dois países encerrarem o conflito. O petista também terá agendas de negociações climáticas e participará de um evento para debater a COP 30 com o secretário-geral da ONU, António Guterres. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, também marcará presença no evento e nas rodadas de negociações para a conferência climática.

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias 24 Horas!

Inscreva-se para receber um boletim informativo.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

Sobre

RB Lira Publicidade Ltda
31.246.479/0001-74

Rua R 18, Nº 50, Quadra 21, Lote 8 - Setor Oeste - Cep: 74.125-180 - Goiânia/GO
Rosimere da Silva Barros
Socio-proprietario
oknewstvweb@gmail.com
Editor Geral
Raimundo Batista Lira
DRT/GO 01280JP

Todos os direitos reservados. Copyright © PopTV News

Verified by MonsterInsights