Just Another WordPress Site Fresh Articles Every Day Your Daily Source of Fresh Articles Created By Royal Addons

Edit Template

Mutirão realiza mais de 400 exames de colonoscopia na cidade de Goiás

Foto: SES-GO

Policlínica reuniu especialistas de várias partes do país para esforço concentrado de prevenção ao câncer de intestino, durante a campanha do Março Azul  

A campanha do Março Azul, dedicada à prevenção e ao combate ao câncer de intestino, registrou mais de 400 exames de colonoscopia realizados na cidade de Goiás. O mutirão foi promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e as Sociedades Brasileiras de Endoscopia e Endoscopia Digestiva (Sobed) e de Coloproctologia (SBCP). A ação envolveu toda a população de risco — pessoas entre 45 e 70 anos — no município. Foram distribuídos cerca de 8 mil kits de coleta para o teste de sangue oculto nas fezes. Os pacientes com resultado positivo foram encaminhados para o mutirão de colonoscopia, exame capaz de identificar lesões no intestino grosso e delgado, como pólipos e tumores. Realizado entre 16 e 22 de março, o mutirão atendeu 423 pacientes, resultando na identificação de 462 lesões em 231 pessoas. De acordo com o secretário estadual da Saúde, Rasível Santos, o Março Azul mobilizou toda a cidade. “Além dos exames, houve um trabalho intenso de conscientização feito por agentes comunitários de saúde e enfermeiros do município. O impacto foi enorme e muitos pacientes tiveram tumores e pólipos removidos, prevenindo a evolução para o câncer”, destacou ele.

Planejamento

O subsecretário de Políticas e Ações em Saúde da SES, Luciano Carvalho de Moura, explicou que a cidade de Goiás foi escolhida pela Sobed e pela SBCP para sediar a campanha em nível nacional. “Foi um grande privilégio para o município e para o estado, com um planejamento minucioso de meses”, relatou Moura. A superintendente de Regionalização da SES, Érika Lopes, contou que o mutirão de colonoscopia reuniu 65 médicos voluntários de várias partes do país, profissionais de referência na área, além de enfermeiros, servidores da Policlínica e da Prefeitura. “Foi um grande esforço conjunto para oferecer atendimento de qualidade. A campanha teve um impacto tão significativo para a saúde pública que deve servir como modelo para um Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Intestino”, adiantou.

Continuidade

Apesar do fim do mutirão, os exames de colonoscopia continuam regularmente na Policlínica Estadual da Região Rio Vermelho. São oferecidas 120 vagas por mês para pacientes da cidade e região, com agendamento via Central de Regulação Estadual, mediante encaminhamento médico.

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias 24 Horas!

Inscreva-se para receber um boletim informativo.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

Sobre

RB Lira Publicidade Ltda
31.246.479/0001-74

Rua R 18, Nº 50, Quadra 21, Lote 8 - Setor Oeste - Cep: 74.125-180 - Goiânia/GO
Rosimere da Silva Barros
Socio-proprietario
oknewstvweb@gmail.com
Editor Geral
Raimundo Batista Lira
DRT/GO 01280JP

Todos os direitos reservados. Copyright © PopTV News

Verified by MonsterInsights