p/ Raimudo Lira
União Brasil está para Caiado como Caiado esta para União Brasil : União! O significado da palavra “ União”, tanto serve para o partido União Brasil como para o pré-candidato a Presidente do Brasil Ronaldo Ramos Caiado: União é a ação e o efeito de unir ou de se unir (juntar, reunir, combinar, ligar ou conciliar duas ou mais coisas, povos ou nações). A pré-candidatura de Caiado à presidência da República Federativa do Brasil (será lançada no dia 4 e abril em Salvador –BA) significa a possiblidade de unir o País, que dividido com a polarização política entre “lulistas e bolsonaristas” está a cada dia mais enfraquecido. O que o povo brasileiro está vendo e convivendo quase todos os dias nas cinco regiões do Brasil, são brigas acirradas e até mortes provocadas pelos fanáticos lulistas e pelos delinquentes bolsonaristas – disseminadores do ódio. São situações cada vez mais alarmantes que separam amigos, sócios e o que é mais grave: separam pais dos filhos e filhos dos pais, sangrando famílias inteiras. Quando eu falo ´ Nem a esquerda e nem a direita: agora é Caiado” é porque eu acredito e também quase toda a sociedade brasileira – não suportamos mais esta polarização nojenta: Lula Bolsonaro / Bolsonaro Lula. Repito: se eleito presidente do Brasil Ronaldo Ramos Caiado, ele será capaz de unir e pacificar este Pais de norte ao sul e de leste ao oeste devido o seu estilo sério e conciliador e de ser um gestor público qualificado. Médico humanista, Caiado ao receber pacientes em seu consultório ele sequer perguntava qual eram seus planos de saúde, para depois atendê-los.
Diálogo
Líder da União Democrática Ruralista (UDR) nos anos 80, Ronaldo Ramos Caiado nunca empunhou nenhuma arma para defender os direitos da classe ruralista brasileira. Caiado sempre utilizou o diálogo para discutir e encaminhar as demandas da classe ruralista. A UDR se apresentou como uma entidade associativa brasileira que reuniu grandes proprietários rurais e teve como objetivo declarado “a preservação do direito de propriedade e a manutenção da ordem e respeito às leis do País”. Sua atuação política expressa a patronal rural conservadora se posicionava contra a reforma agrária em terras produtivas. Naquela década – crescente no PT no Brasil – ninguém se atrevia em falar em ruralistas. Mesmo assim Caiado e seus parceiros associados, conduziram todas as tratativas ou negociações sem brigas, confrontos ou qualquer ato de violência seja no campo no na cidade.
Violência
Ao contrário de Caiado, os líderes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), invadem propriedades rurais, usam armas letais (espingardas, fuzis, foices, machados, etc.) praticando atos de violência e pregando o terror no campo. Os violentos e fanáticos bolsonaristas invadem prédios públicos dos poderes constituídos (Executivo, Legislativo e Judiciário) para defenderem seus direitos “ direitos? Quais direitos”? Ao contrário de tudo isto, Caiado durante seus quase 40 anos de vida pública seja como Deputado Federal, Senador da República ou de Governador de Estado, ninguém jamais viu ou ouviu uma denúncia de Caiado participando de atos violentos e de negociatas – uma exceção neste Pais, acunhado de vários gestores públicos corruptos e inescrupulosos. Só no estado do Rio de Janeiro – estado mais violento do País – cinco governadores já foram presos. Com Caiado não tem brincadeiras e nem violência: tem sim diálogo e paz – a verdade impera, de fato: Nem a esquerda e nem a direita: agora é Caiado!
Raimundo Batista Lira é Jornalista e Bacharel em Relações Internacionais Pela PUC-GO e Presidente da ABBWebSite – Associação Brasileira dos Blogues e dos Sites em Brasília (DF). Os artigos de opinião e/ou análise e matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores ou editores