Fotos: Alex Malheiros
O projeto inscrito e eleito para a participação de Goiânia no programa é o “Criancidade: crianças e prefeito em diálogos pela cidade, que promove a participação social e a cidadania”
A prefeitura de Goiânia foi escolhida para participar do Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança, da Fundação Abrinq. Nesta edição, apenas duas cidades de Goiás foram contempladas. O projeto inscrito e eleito para a participação de Goiânia no programa é o “Criancidade: crianças e prefeito em diálogos pela cidade”. A adesão foi feita na quarta-feira (7/5). O Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança tem como objetivo mobilizar, valorizar e apoiar tecnicamente gestoras e gestores municipais que assumem as demandas das crianças como prioridade na gestão municipal, desenvolvendo políticas públicas e planos de ação voltados à defesa e efetivação de seus direitos. Ao vincular-se ao programa, são estabelecidos compromissos, como nomear uma equipe de trabalho para atuar no programa, promover o diagnóstico e o planejamento relacionado à infância e adolescência, liderar e monitorar políticas públicas sustentáveis e garantir orçamento para políticas voltadas à infância e adolescência. Em contrapartida, a Fundação Abrinq apoia tecnicamente os gestores participantes do programa, viabiliza a troca de informações e a busca de soluções locais, oferece visibilidade pública nacional aos gestores que potencializam os projetos, entre outras atribuições. No final do ano, a Fundação Abrinq premia, com o selo de qualidade, os prefeitos que se destacam no desenvolvimento do projeto que se propuseram a desenvolver.
Projeto selecionado
Criancidade: crianças e prefeito em diálogos pela cidade, projeto selecionado para participar do Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança, é coordenado pela Gerência de Educação Infantil (Gerein). A proposta consiste em colocar o prefeito e as crianças no centro do diálogo. Está sendo implementado, inicialmente, em dez unidades educacionais da SME e, no ano de 2026, será ampliado para todas as unidades educacionais que oferecem Educação Infantil na rede municipal. O objetivo é promover escutas entre as crianças e o prefeito, além de construir o Conselho das Crianças como fórum de participação infantil. Na Plenária das Crianças, com a presença do prefeito, são apresentadas as demandas e os assuntos prioritários podem resultar em políticas públicas municipais. Daniella Vasconcelos, gerente da Gerein e articuladora da adesão ao Programa Prefeitas e Prefeitos Amigos da Criança, ressalta que o projeto Criancidade coloca as crianças como partícipes das tomadas de decisões, tornando-as atores sociais e fortalecendo as noções de cidadania.