Just Another WordPress Site Fresh Articles Every Day Your Daily Source of Fresh Articles Created By Royal Addons

Edit Template

Prisão de dono do Banco Master impulsiona pedido de CPI para investigar gestão do BRB

Presidente do BRB Paulo Henrique Costa foi afastado do cargo nesta terça (18/11). Crédito: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Parlamentares da oposição pedem investigação imediata da gestão do banco e da tentativa de compra do Master

A prisão do proprietário do Banco Master, Daniel Vorcaro, na manhã desta terça-feira (18/11) e o afastamento do presidente do Banco Regional de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, ganhou ampla repercussão no cenário político do Distrito Federal. Parlamentares de oposição ao governo de Ibaneis Rocha (MDB) e Celina Leão (PP) querem protocolar nesta terça-feira (18) um pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação do BRB. O deputado distrital Chico Vigilante, líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara Legislativa do DF, informou que o partido vai solicitar a instalação imediata da CPI para investigar a gestão do BRB e a tentativa de compra do Banco Master. Em agosto, 14 parlamentares da base do governador Ibaneis Rocha (MDB) aprovaram a compra do Banco Master pelo BRB, a decisão foi questionada pelos parlamentares de oposição que votaram contrários à proposta. “Sempre ficou claro que o governo Ibaneis e Celina pretendiam empurrar o prejuízo bilionário para a população de Brasília sob o disfarce de ‘crescimento institucional’”, destaca Chico Vigilante. O deputado distrital Gabriel Magno (PT-DF) também apontou que tanto a prisão do banqueiro Daniel Vorcaro, quanto o afastamento da diretoria do BRB “só confirmam o que denunciamos desde o início: a compra do Banco Master articulada pelo governo Ibaneis/Celina era um golpe pronto pra estourar no colo da população do DF”. “Esse escândalo tem responsáveis e eles precisam responder por cada decisão que colocou o BRB e o patrimônio público da nossa cidade em risco. O banco é do povo de Brasília, não brinquedo para esquema de governo” denunciou o petista. Os deputados distritais do Psol Max Maciel e Fábio Felix também informaram que já protocolaram um requerimento para abrir uma (CPI). Eles alertam sobre a gravidade da situação envolvendo o BRB e o Banco Master. “A operação da Polícia Federal prendendo diretores de banco, afastando o presidente do BRB, só demonstra o porque nós votamos contra esse projeto que chegou a passar na Câmara Legislativa. Está em jogo a soberania do DF frente aos investimentos e os projetos sociais envolvidos”, observou Maciel. “O BRB não é do Ibanês, não é da Celina, o BRB é patrimônio da população do DF”, disse Felix, que alertou também que o BRB já investiu R$ 16 bilhões no Master: ”Quem vai pagar essa conta, quem vai pagar esse prejuízo?”. Para a instalação da CPI na CLDF são necessárias oito assinaturas de parlamentares. De acordo com informações dos parlamentares, até o momento o documento têm seis assinaturas: Chico Vigilante (PT), Gabriel Magno (PT), Ricardo Vale (PT), Fábio Felix (Psol), Max Maciel (Psol) e Dayse Amarílio (PSB). Para a tramitação com urgência são necessárias 13 assinaturas.

Congresso Nacional
A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) questionou a gestão do BRB pela compra de carteiras do Banco Master que ultrapassam 20 bilhões de reais, sem avaliação prévia. “ E tem que investigar e também esclarecer porque que a direção, a alta gestão do BRB tem tantos empréstimos com o próprio banco”. Os deputados federais Reginaldo Veras (PV) e Rodrigo Rollemberg (PSB) também fizeram manifestações sobre a Operação da PF. Nas redes sociais, dos parlamentares de extrema direita apenas Bia Kicis (PL-DF) comentou sobre a prisão de Daniel Vorcaro fazendo uma relação com o ministro Alexandre de Moraes, ao indicar que o dono do Master ficaria pouco tempo preso por ser cliente do escritório Barci de Moraes, cuja proprietária é Viviane Barci, esposa do magistrado do Supremo Tribunal Federal (STF). A senadora Leila do Vôlei também usou as redes sociais para comentar sobre o caso. “O BRB é patrimônio do povo do Distrito Federal, um banco público que não pode ser exposto a riscos absurdos por decisões políticas irresponsáveis. Eu seguirei cobrando, fiscalizando e exigindo respostas”.

Entenda o caso
A Polícia Federal prendeu o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, e mais cinco suspeitos por fraudes no sistema financeiro, durante a Operação Compliance Zero, que bloqueou R$ 12,2 bilhões e apreendeu bens de alto valor. As investigações apontam a fabricação de carteiras de crédito falsas vendidas a outra instituição. O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Master, tornou indisponíveis os bens dos controladores e afastou dirigentes do BRB, que havia tentado comprar parte do banco.

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias 24 Horas!

Inscreva-se para receber um boletim informativo.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

Sobre

RB Lira Publicidade Ltda
31.246.479/0001-74

Rua R 18, Nº 50, Quadra 21, Lote 8 - Setor Oeste - Cep: 74.125-180 - Goiânia/GO
Rosimere da Silva Barros
Socio-proprietario
oknewstvweb@gmail.com
Editor Geral
Raimundo Batista Lira
DRT/GO 01280JP

Todos os direitos reservados. Copyright © PopTV News

Verified by MonsterInsights