Just Another WordPress Site Fresh Articles Every Day Your Daily Source of Fresh Articles Created By Royal Addons

Edit Template

Salas Lilás: espaço criado para acolher vítimas de violência é reconhecido com aprovação de mais de 90%

Foto: Divulgação/ SPTC

Pesquisa de satisfação realizada pelo Governo de Goiás ouviu crianças, adolescentes, mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ atendidas no local

O Governo de Goiás, por meio das secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Polícia Científica, registrou índice de aprovação superior a 90% em um dos quesitos da pesquisa de satisfação realizada com o público atendido nas Salas Lilás. O espaço é especializado no acolhimento humanizado a mulheres vítimas de violência, integrando, em um mesmo local, os serviços de saúde e de perícia médico-legal.  A pesquisa inédita foi realizada entre os dias 21 de março e 22 de julho deste ano, por meio de um QR Code disponibilizado nas unidades da Polícia Científica que contam com Salas Lilás. O levantamento mostra que 87,9% das atendidas declararam-se “totalmente satisfeitas” com o atendimento médico recebido; 90,9% avaliaram como “totalmente satisfatório” o atendimento de outros profissionais da saúde; e 84,8% aprovaram totalmente o espaço físico. Além disso, 42,5% das respondentes registraram elogios espontâneos ao atendimento prestado, reforçando a importância da atuação sensível e especializada das equipes envolvidas. “Essas unidades desempenham um papel fundamental no combate à revitimização e no acolhimento digno das vítimas em momentos de grande vulnerabilidade e esse estudo vem para atestar a excelência dessa iniciativa”, pontuou o titular da SES, Rasível Santos. Para o superintendente de Polícia Científica, Ricardo Matos, ao promover acolhimento e escuta qualificada, o programa contribui para o fortalecimento das redes de proteção e para a responsabilização dos agressores. “A Polícia Científica segue comprometida com a proteção dos direitos das mulheres, crianças e adolescentes, garantindo procedimentos importantes não somente para a investigação policial, mas também para o amparo às vítimas”, destacou. 

Sala Lilás

O projeto conjunto da SES e Segurança Pública é operacionalizado no âmbito das unidades de Medicina Legal da Polícia Científica. O objetivo é oferecer atendimento humanizado, acolhedor e integrado a mulheres, crianças, adolescentes e pessoas LGBTQIAPN+ vítimas de violência. Desde o início, em 2021, já foram atendidas 8.129 pessoas. A cor lilás foi escolhida por seu simbolismo histórico na luta contra a violência de gênero e em defesa dos direitos das mulheres. A atuação nas Salas Lilás é realizada por uma equipe multidisciplinar, composta por médicas legistas, policiais femininas da corporação, além de profissionais da saúde vinculados à SES, como assistentes sociais, psicólogas, enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem. Atualmente, 44 servidoras da Saúde atuam no programa, designadas por meio da Gerência de Atenção às Populações Específicas (GERPOP).

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias 24 Horas!

Inscreva-se para receber um boletim informativo.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

Sobre

RB Lira Publicidade Ltda
31.246.479/0001-74

Rua R 18, Nº 50, Quadra 21, Lote 8 - Setor Oeste - Cep: 74.125-180 - Goiânia/GO
Rosimere da Silva Barros
Socio-proprietario
oknewstvweb@gmail.com
Editor Geral
Raimundo Batista Lira
DRT/GO 01280JP

Todos os direitos reservados. Copyright © PopTV News

Verified by MonsterInsights