Just Another WordPress Site Fresh Articles Every Day Your Daily Source of Fresh Articles Created By Royal Addons

Edit Template

“Sem mim, Lula ganha de qualquer um”, diz Bolsonaro

“O Lula, sem mim [na disputa], ganha a eleição de qualquer um. Ganha a eleição. Ele tem a máquina na mão, usa a máquina. Não interessa as consequências”, afirmou o ex-presidente Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL/RJ) declarou nesta sexta-feira (18/7), em entrevista à agência de notícias Reuters, que a ausência de seu nome na eleição presidencial de 2026 abre caminho para a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, o atual mandatário “ganha a eleição de qualquer um” caso ele não esteja na disputa. Bolsonaro está inelegível e enfrenta um julgamento por tentativa de golpe, além de outras investigações em curso. “O Lula, sem mim [na disputa], ganha a eleição de qualquer um. Ganha a eleição. Ele tem a máquina na mão, usa a máquina. Não interessa as consequências”, afirmou o ex-presidente. Ao longo da entrevista, Bolsonaro voltou a se queixar do processo que o impede de concorrer. “Que injustiça eu não poder concorrer. Que injustiça me chamar de golpista”, disse. Mesmo ciente da inelegibilidade imposta pela Justiça Eleitoral, o ex-presidente afirmou: “Eu por enquanto sou candidato, não passa pela minha cabeça indicar outro nome”.

Previsão de prisão e crítica ao STF

Durante a conversa com a Reuters, Bolsonaro disse esperar ser preso até o fim de agosto, período em que está previsto o julgamento sobre a trama golpista que teria liderado. Ele também foi alvo de uma operação da Polícia Federal nesta sexta-feira e foi obrigado, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, a usar tornozeleira eletrônica. “Isso aí o sentimento é que vai acontecer [a prisão]. Até o mês que vem, que é o julgamento. Mais ou menos 20 de agosto é o julgamento. Nunca se viu um processo tão rápido quanto o meu”, afirmou Bolsonaro. Questionado sobre estar preparado para uma eventual prisão, respondeu: “Tenho 70 anos de idade, vasta experiência de vida. Tudo pode acontecer”. O ex-presidente acusou Moraes de perseguição e lançou uma metáfora dramática sobre sua situação: “Eu estou no cadafalso. Na hora que o soberano Alexandre de Moraes achar que tem que chutar o banquinho, ele chuta”. E foi além: “O sistema não me quer preso, o sistema me quer morto”.

Restrição nas redes e atuação internacional de Eduardo Bolsonaro

Bolsonaro também protestou contra a proibição de usar redes sociais, uma das medidas cautelares impostas por Moraes. “É uma covardia, isso não é democracia. Tirar a voz de uma pessoa não é democracia. Eu não estou condenado ainda. Respondo a um processo sem pé nem cabeça”, reclamou. As declarações à Reuters foram a terceira manifestação pública de Bolsonaro no mesmo dia. Ele já havia falado em frente à sede da Polícia Federal e, mais tarde, ao chegar à sede do PL em Brasília. Outro foco da entrevista foi a atuação internacional de seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos. Jair Bolsonaro afirmou que Eduardo tenta influenciar a opinião pública americana e o governo de Donald Trump — presidente dos EUA em segundo mandato — a favor de seu grupo político. Segundo o ex-presidente, o filho corre risco de prisão caso retorne ao Brasil e poderia optar por se tornar cidadão americano: “Acredito que ele vá buscar a alternativa de se tornar um cidadão americano e não volta mais para cá”.

Contexto e investigações

A nova operação da Polícia Federal contra Bolsonaro está relacionada a um inquérito envolvendo Eduardo Bolsonaro. O ex-presidente é acusado de liderar uma tentativa de golpe para impedir a posse de Lula em 2023. Além disso, enfrenta outros processos em curso. Com a tornozeleira eletrônica e restrição de comunicação, Bolsonaro está sob vigilância intensa às vésperas do julgamento da principal acusação contra ele. A aposta de seu grupo é internacionalizar o discurso de perseguição, utilizando entrevistas como a concedida à Reuters para mobilizar apoio entre aliados no exterior, especialmente nos EUA.

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias 24 Horas!

Inscreva-se para receber um boletim informativo.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

Sobre

RB Lira Publicidade Ltda
31.246.479/0001-74

Rua R 18, Nº 50, Quadra 21, Lote 8 - Setor Oeste - Cep: 74.125-180 - Goiânia/GO
Rosimere da Silva Barros
Socio-proprietario
oknewstvweb@gmail.com
Editor Geral
Raimundo Batista Lira
DRT/GO 01280JP

Todos os direitos reservados. Copyright © PopTV News

Verified by MonsterInsights