Just Another WordPress Site Fresh Articles Every Day Your Daily Source of Fresh Articles Created By Royal Addons

Edit Template

Tocantins: Pacientes oncológicos podem buscar a UPA para tratar quadros agudos

Contatos: Kamilla Araújo (61) 99136-6886 e Cárita Bezerra (63) 99253-1891

Em geral, pacientes que estão em tratamento contra o câncer possuem dúvidas sobre quando e se é possível buscar atendimento no pronto atendimento convencional

Araguaína (TO) – No mês em que as atenções estão voltadas para o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, muitos pacientes que já estão em tratamento oncológico buscam espaços seguros para tratar as doenças do dia a dia, como, por exemplo, os quadros infecciosos. Diante disso, vale ressaltar que unidades de pronto atendimento (UPAs) são, sim, espaços seguros para buscar atendimento, como reforça o Dr. João Paulo Suleiman, diretor técnico da UPA de Araguaína, gerida pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC). “Em geral, pacientes que estão em tratamento quimioterápico têm a imunidade mais frágil, como efeito do próprio tratamento, e ficam mais suscetíveis a doenças do dia a dia, como gripes, por exemplo, por isso a preocupação em buscar tratamento em espaços seguros”, pontua. Segundo ele, isso acontece porque ainda existe um tabu de que os prontos atendimentos não estão preparados para receber este paciente em situações mais corriqueiras. “O paciente oncológico é um paciente como outro paciente e que deve ser analisado em sua individualidade. Portanto, sim, a UPA é um local seguro para que ele busque ajuda em quadros agudos”, explica.

O que o paciente deve informar na consulta?

Suleiman enfatiza que, no ato da triagem, o paciente deve comunicar ao atendente que faz tratamento oncológico. “Essas informações ajudam o clínico no contexto da consulta e na própria conduta de tratamento”, afirma. Além disso, o diretor técnico relata que, em muitos casos, este paciente vai ter um grau de prioridade diferente dos demais.

Também é importante se atentar aos cuidados que este paciente deve ter ao se dirigir a um pronto atendimento. “O uso de máscara de proteção individual é obrigatório, considerando que o paciente oncológico convive ou frequenta espaços com outras pessoas. Essa proteção tem que fazer parte do seu dia a dia, então, em um pronto atendimento, não seria diferente”, destaca.

Converse com o médico de confiança

Outra dica que o médico oferece é a de que o paciente converse com o oncologista que o acompanha, a fim de buscar orientação e segurança sobre todos os assuntos que envolvem o contexto de saúde. “É perfeitamente compreensível a insegurança dos pacientes e as dúvidas quando o assunto é o tratamento de outras doenças. E, por isso, a orientação e o contato direto do médico que tem um vínculo estabelecido com o paciente são fundamentais”, finaliza.

Share Article:

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias 24 Horas!

Inscreva-se para receber um boletim informativo.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.
Edit Template

Sobre

RB Lira Publicidade Ltda
31.246.479/0001-74

Rua R 18, Nº 50, Quadra 21, Lote 8 - Setor Oeste - Cep: 74.125-180 - Goiânia/GO
Rosimere da Silva Barros
Socio-proprietario
oknewstvweb@gmail.com
Editor Geral
Raimundo Batista Lira
DRT/GO 01280JP

Todos os direitos reservados. Copyright © PopTV News

Verified by MonsterInsights