Foto: Divulgação/Casa Branca/ND
Presidente norte-americano diz que Brasil é um parceiro comercial ruim e que julgamento de Bolsonaro é uma execução política
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, nesta quinta-feira (14/8), em coletiva de imprensa na Casa Branca, sede do executivo norte-americano, que o Brasil foi, por muitos anos, um péssimo parceiro comercial dos EUA, “um dos piores do mundo”, qualificou o líder estadunidense. Ele também voltou a criticar o Judiciário brasileiro, e afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está sofrendo é na verdade uma “execução política”. Trump detona o Brasil e afirma: “O Brasil nos trata muito mal como parceiros comerciais por muitos anos. Por isso é um dos piores países no mundo”. Trump fez o comentário respondendo ao questionamento de repórteres sobre a preocupação dos Estados Unidos da América (EUA) com a aproximação da China de países da américa-latina após a imposição de taxas aos países do subcontinente, ao que respondeu: “Eles podem fazer o que quiserem, nenhum deles está indo muito bem economicamente”, provocou o norte-americano.
Judiciário
Sobre o judiciário Trump voltou a criticar o sistema judicial brasileiro, que definiu como “muito ruim” questionando a prisão domiciliar de Bolsonaro. “O Brasil tem uma justiça muito ruim e colocou um presidente na prisão. Eu conheço o homem e posso dizer que ele é uma pessoa honesta. Isso é uma execução política contra o Bolsonaro”, disse Trump.